Aldeia Sesc Caxias acontece de 04 a 12 de novembro
Programação será descentralizada para vários bairros
2 min de leitura
Caxias do Sul se prepara para a 10ª edição da Aldeia Sesc, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de novembro.
Neste ano, o festival cultural Aldeia Sesc Caxias do Sul traz como temática principal “Brasilidades”, com o objetivo de celebrar a nossa diversidade, a nossa pluralidade, mas principalmente a nossa potente mistura.
Entre as novidades está a programação descentralizada para vários bairros da cidade e mais dias na programação.
Brasilidades
Nas nove edições anteriores, o Aldeia SESC Caxias oportunizou que artistas locais apresentassem o seu trabalho e promoveu o acesso gratuito a shows nacionais como Tom Zé, Demônios da Garoa, Moraes Moreira, Serginho Moah, Cidade Negra e Sandra Sá. Nessa lista incluem-se também, projetos nacionais do Sesc como o Palco Giratório, Sesc Dramaturgias e Sonora Brasil.
O Aldeia SESC também reconhece algumas personas da comunidade, que são denominadas “guardiões”. São escolhidas pela sua contribuição junto à cultura e à sociedade, pelas suas lutas cotidianas, pela sua trajetória e propósito de vida, mas especialmente pela impressão digital junto à comunidade.
Os guardiões da Aldeia Sesc 2023 Caxias do Sul foram anunciados em evento festivo na noite de 09 de outubro. São eles: Carlinhos Santos, Claudio Troian, Fabio Panone, Quico Duarte, Mestre Churrasco, Sigrid Nora e Teca-Alexandra Facio.
Aldeia SESC
Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc, o Festival é realizado em 40 cidades brasileiras, entre elas cinco cidades gaúchas: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e Santa. Com uma extensa programação totalmente gratuita, a Aldeia SESC é reconhecida como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, reunindo, conectando e promovendo o encontro das mais diversas linguagens artísticas: artes cênicas, música, literatura e artes visuais. Seu principal objetivo é unir elos – a formação, o intercâmbio, a distribuição, o acesso e a fruição – da cadeia produtiva da cultura, entre artistas locais, estaduais e nacionais.
Confira aqui a programação já definida