52º Festival de Cinema de Gramado abre nesta sexta
Festival de Cinema de Gramado segue até 17 de agosto e apresenta 45 produções brasileiras
1 min de leitura
Dia 8 de agosto, às 18h o tapete vermelho será estendido no palácio dos Festivais para a abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado. A mostra vai apresentar 45 produções de longas-metragens, curtas-metragens e documentários brasileiros e gaúchos.
Homenageados
Entre as personalidades homenageadas desta edição, o destaque vai para a eterna diva Vera Fisher que já confirmou presença para receber o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, que contribuem para o crescimento e divulgação da cidade e do evento.
O cineasta porto-alegrense Jorge Furtado foi o escolhido para receber o Troféu Eduardo Abelin. Considerado um dos mais emblemáticos diretores, roteiristas e produtores do audiovisual brasileiro, Furtado mescla linguagens documental e ficcional. Em sua carreira, criou obras sensíveis que trazem dilemas brasileiros em uma linguagem universal, capazes de capturar sensações e perturbações de qualquer espectador.
O tradicional Trofeu Oscarito, dedicado aos grandes atores e atrizes do cinema nacional, será entregue ao ator Matheus Nachtergaele e o Kikito de Cristal homenageia Mariëtte Rissenbeek, diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Sobre o Festival
Desde que foi criado, em 1973, o Festival de Cinema de Gramado tem sido palco de momentos significativos para a história e a afirmação da arte cinematográfica no país.
Com o Festival de Cinema de Gramado, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral.
Acompanhe aqui a programação, dia a dia.