Vício na internet
Faça o teste e confira a sua pontuação
3 min de leitura
É senso comum reconhecer que as tecnologias digitais trouxeram inúmeros benefícios para a nossa vida. Por outro lado, você já deve ter reparado (e talvez até se incomodado com) a forma exagerada com que as pessoas têm feito uso das tecnologias digitais no contexto do convívio social e até profissional.
O texto acima foi publicado na edição impressa do Nosso Bem Estar em fevereiro de 2017 sob o título “Uma obsessão Chamada Internet”, que alertava sobre os riscos do uso indevido das tecnologias digitais para a saúde pessoal e social.
A matéria trazia uma longa entrevista exclusiva com um dos maiores especialistas brasileiros neste tema: Cristiano Nabuco é pós-doutor em Psiquiatria e coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica da Universidade de São Paulo, com vários livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos em sua área de atuação.
Na época, a abordagem podia parecer alarmista, mas desde então todos temos visto (e até convivido) com as consequências do uso indevido dos meios digitais.
Theo (Ricardo Silva) Crédito: Globo/Fábio Rocha
Tema de novela
Em 2023, o tema volta com força no horário nobre da maior rede televisão do Brasil. Na novela Travessia, o adolescente Theo acaba desenvolvendo o vício na internet e a família demora a compreender o caso, que vai se agravando. O diagnóstico vem a partir de uma consulta (justamente) com o psiquiatra Cristiano Nabuco.
É sempre um bom momento para refletirmos novamente sobre o tema.
Em 2017, apontávamos que a pesquisa da agência internacional We Are Social indicava que a média de permanência on-line dos navegadores brasileiros era de 9 horas e 13 minutos por dia (dados de 2015).
Em 2022, a média diária de navegação subiu para 10 horas e 8 minutos, o que equivale a 154 dias por ano passados em frente às telas.
Só nas redes sociais, a média brasileira é de 3 horas e 42 minutos por dia, o equivalente a passar 56 dias por ano se distraindo só nestas ferramentas.
O Brasil ocupa o segundo lugar na lista dos países que passam o maior tempo online do mundo, atrás somente das Filipinas. A pandemia acirrou o uso da internet e hoje os psicólogos alertam para o fato de que 20% dos brasileiros não conseguem passar mais de 3o minutos longe de seus dispositivos.
Marco Melgrati - Imagens da vida moderna
Confira se você está dependente da internet
Alguns aspectos indicam que já está havendo uma transição do uso excessivo para o que se chamaria de “uso patológico”. Para que o indivíduo possa ser diagnosticado como “dependente”, ele precisa apresentar, pelo menos 5 dos 8 critérios abaixo descritos:
- Preocupação excessiva com a Internet
- Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação
- Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet
- Apresentar Irritabilidade e/ou depressão
- Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional)
- Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado
- Ter o trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo
- Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas
Para se livrar do vício é preciso adotar novos comportamentos e dar exemplo para as novas gerações. Como qualquer vício, vai exigir disciplina e firmeza.