O ano pede planejamento financeiro
Youtuber assessora finanças reais para pessoas reais
2 min de leitura
Os gurus do mercado pouco alteraram a cantilena pregada há anos em tempos de crise: poupar, organizar gastos, pesquisar preços, etc. Em meio à enxurrada de conselheiros, o Brasil atenta para uma mulher da periferia do Rio de Janeiro, administradora de empresas, surgida das redes sociais e autora do livro Orçamento sem Falhas – Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro.
Nathália Rodrigues, louvada nas redes como Nath Finanças, caiu nas graças do brasileiro porque traduz do economês para a linguagem coloquial o espinhoso tema das finanças. Através de seu site ensina os primeiros passos para ensinar sobre administrar finanças.
O livro Orçamento sem Falhas parece mais outro manual de autoajuda lançado para atrair incautos desesperados. Logo às primeiras páginas, porém, essa impressão se desfaz, pois Nath aborda temas que interessam a todos, ricos, pobres e remediados – ensina o básico e o complicado, sem ser pedante.
Lógica do dinheiro
A expressão “educação financeira” é recorrente no livro. A autora critica e lamenta que esse tema não figure nas grades curriculares das escolas.
Nath revela que ingressou nesse universo somente ao cursar a Faculdade de Administração: “Meu professor ensinava de uma forma tão legal e didática que eu me apaixonei e comecei a pesquisar mais sobre esses assuntos. Depois fui trabalhar nessa área e passei a compartilhar os conhecimentos recém-adquiridos com pessoas próximas. Em janeiro de 2019, criei o canal Nath Finanças. Eu estava incomodada de ver que quem dominava os discursos sobre dinheiro e economia nas redes sociais era o pessoal que já tem grana. Eles acabam falando coisas impossíveis de aplicar à realidade das pessoas que ganham menos e que não têm tanto dinheiro sobrando. (...) A educação financeira também é uma forma de liberdade. Entender como funciona a lógica do dinheiro mudou o jeito como eu penso e me comporto”, afirma.
Algumas dicas
As dicas de Nath podem ser mais ou menos fáceis de aplicar, depende de cada pessoa. Mas o método que ela sugere pode ser executado por qualquer um, basta vontade.
- Aprenda a diferenciar desejos de necessidades (comprar por impulso pode ser um péssimo negócio).
- Estabeleça metas financeiras.
- Crie uma reserva de emergência (pode ser R$ 10,00 ao mês, mas é importante dar a largada).
- Aprenda a utilizar o cartão de crédito e o cheque especial (será que esses serviços são, de fato, vitais para você?).
- Aprenda a lidar com as dívidas. Primeiro passo: encare-as, não faça de conta que não existem.
- Conheça o funcionamento dos serviços dos bancos a fim de que você não seja enrolado pagando taxas desnecessárias.
- Leia também:
Planejamento financeiro nãoprecisa ser chato