Feliz Ano do Tigre
Ano do Tigre deve trazer energia vigorosa e dinamismo fora do comum

2 min de leitura
O Ano-Novo chinês, também chamado de Festival da Primavera, inicia-se com a primeira lua nova do calendário lunar e termina com a primeira lua cheia, durando um total de 15 dias.
Em 2022, o ano inicia em 01 de fevereiro e será marcado pelo ciclo energético do Tigre de Água Yang. Conforme a Astrologia Oriental Chinesa, o signo do Tigre irá trazer dinamismo fora do comum em âmbito global e pessoal. Um Ano Tigre exige garra e determinação para enfrentar os novos desafios.
A energia vigorosa e muitas vezes impulsiva do Ano do Tigre precisa ser mediada para que o impulso de ação não se transforme em agressividade, característica deste animal, especialmente em sua forma Yang.
Movimento e leveza
O elemento Água trará os aspectos de fluidez, transparência e sabedoria combinados com os movimentos de energia do Tigre. Significa um ano de bastante movimento, mas com leveza, oferecendo mais espontaneidade e clareza para os acontecimentos. É preciso atenção para os aspectos emocionais muito intensos, influenciando de modo nocivo as escolhas e as relações, sob o risco de se deixar levar pelas emoções.
Por se basear nos ciclos da lua, as datas da Astrologia Oriental Chinesa não são sempre as mesmas no nosso calendário gregoriano, podendo começar entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.
Cada ano desse calendário é atribuído a um dos doze animais do horóscopo chinês, formando um ciclo de 12 anos: o primeiro ano do ciclo é o do rato, seguido de boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cão e, por fim, porco/javali.
Além da própria China, comunidades chinesas ao redor do globo também realizam festividades tradicionais, inclusive no Brasil, para comemorar o Ano Novo Chinês.