Dia Internacional da Felicidade
Comemoração iniciou na Ásia e se espalhou pelo mundo
1 min de leitura
O Dia Internacional da Felicidade, 20 de março, ficou definido em 2012, durante um encontro da Organização das Nações Unidas para debater sobre “Felicidade e Bem-Estar”.
A proposta de uma data para os países refletirem sobre este tema veio do Butão, um pequeno país do Himalaia que adotou como índice de desenvolvimento a Felicidade Interna Bruta (FIB) ao invés do PIB – Produto Interno Bruto.
No FIB são utilizados vários parâmetros para medir a felicidade e o bem-estar de seus habitantes, tais como: padrão de vida, saúde, educação, cultura, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo, ecologia, boa governança e bem-estar psicológico.
Nos demais países, incluindo o Brasil, o desenvolvimento ainda é computado de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) cujo foco está no desempenho da Economia.
Evento Felicidade no Parque, Caxias do Sul, 2018
A Rede de mídias Nosso Bem Estar trouxe as comemorações do Dia Internacional da Felicidade para o Rio Grande do Sul em 2015 e adotou a data como um dia especial para promover reflexões voltadas para a felicidade e bem-estar. Desde então, vem promovendo eventos, palestras e lives relacionadas com o tema.
Em 2023, preparamos uma série de conteúdos, como forma de celebrar e promover a refelxão sobre a data.
- Leia também:
Pilares da Felicidade Interna Bruta
Assista a palestra de Diego Burger sobre Felicidade e Propósito.