Constelaçōes Familiares a distância
Oportunidade para identificar padrões no sistema familiar
2 min de leitura
Eliana Borelli*
O atendimento individual de Constelação Familiar com bonecos é uma técnica desenvolvida pela psicanalista brasileira Vera Bassoi. A pesquisadora não só desenvolveu o método, como intuiu que ele poderia ser feito a distância com o uso de bonecos.
Rupert Sheldrake
Sua criação foi validada por Rupert Sheldrake, o pesquisador inglês que postulou a hipótese mais revolucionária da Biologia contemporânea: a Ressonância Mórfica, na qual todas as mentes de todos os indivíduos de uma determinada espécie, incluindo o homem, se encontram unidas e formam parte de um mesmo campo mental planetário.
Segundo Sheldrake, cada família ou organização também tem a sua própria memória coletiva a que todos os seus membros estão conectados e têm acesso. A ressonância mórfica tende a reforçar qualquer padrão repetitivo seja ele harmônico ou desarmônico.
O trabalho de Constelação é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, organizacional ou jurídico, com possibilidades de modificar destinos e padrões como consequência do processo.
Os temas trabalhados numa constelação são variados e precisam, principalmente, ter um significado para a pessoa que decide solicitar essa intervenção.
Alguns temas:
- Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós);
- Conflitos entre casais;
- Dificuldades em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros;
- Dificuldade em relacionar-se de forma geral;
- Dificuldade de comunicação;
- Problemas de saúde;
- Medo, pânico, ansiedade;
- Vícios;
- Conflitos entre sócios, funcionários e clientes;
- Problemas financeiros.
Bert Hellinger
O legado que o criador das Constelações Familiares, Bert Hellinger, nos deixou permite honrar tudo o que aconteceu no passado, o agradável e não tão bom, criar uma consciência de aceitação e de discernimento sobre as responsabilidades de cada um. Ao fazermos isto os liberamos e nos liberamos daquilo que não nos pertence.
O método das Constelações também se aplica a países e nações. Na avaliação de Bert Hellinger, nós brasileiros devemos pedir perdão e agradecer aos indígenas, africanos e portugueses,para que tenhamos paz, prosperidade e comando assertivo por parte dos governantes.
*Eliana Borelli é Psicoterapeuta e Consteladora Sistêmica. Faz atendimentos presenciais e a distância.