Seja simples
Normalmente complicamos algo que pode ser simples. E quando o assunto é dinheiro, isso não é diferente.
2 min de leitura
Você provavelmente tem mais que um cartão de crédito, ou mais que uma conta em banco. Entretanto, se pararmos para pensar um pouco, não há a necessidade real de termos mais que uma opção de crédito e uma conta corrente.
O planejamento financeiro pessoal precisa ser constante e para sempre. Todo mês devemos tirar uns minutinhos para olhar para nossa conta. Por isso é importante que seja simples e prático organizar as finanças.
Atualmente, há várias alternativas de cartão de crédito sem anuidade, o que torna sedutor ter duas ou três opções. Porém, o problema aqui não é custo e sim o descontrole. Com a facilidade do crédito, a tendência de ter gastos desnecessários aumenta e compramos coisas que não precisamos. Quando temos contas em diferentes bancos e vários cartões de créditos, precisamos de maior tempo e energia para realizar o controle financeiro. E, normalmente, acabamos empurrando com a barriga algo bem importante.
Para a grande maioria das pessoas, uma estrutura como: uma conta para movimentar o dinheiro, um cartão de crédito e uma corretora para fazer os investimentos, já é o suficiente para ter uma organização ‘redondinha’ e que não nos desgaste no dia a dia. Uma boa corretora de investimentos tem muitas opções de produtos para diversificar a carteira, o necessário para guardar com segurança e rentabilidade o patrimônio.
Na correria do dia, precisamos equilibrar vários pratos ao mesmo tempo, e a organização com o dinheiro acaba ficando para depois, o que pode causar dívidas, cansaço mental e estresse.
Ter uma administração das contas simplificada, com os gastos no que for possível em débito automático e a aplicação na corretora de uma forma automatizada, nos permite respirar um pouco aliviados nesse ponto.
O que pode ser um transtorno só de pensar, com pequenos ajustes pode nos dar a sensação de bem-estar, pois saberemos que nosso dinheiro estará minimamente cuidado e organizado.