Não existe fora, tudo está dentro
Neste intervalo entre o átomo e as galáxias estamos nós seres humanos errantes, ignorantes, mas em processo de evolução
2 min de leitura
O exercício do pensamento holístico nos leva para a constatação da nossa ilusão de que existe separação entre o mundo externo e o mundo interno.
Embora os pensamentos e valores holísticos possam parecer recentes, eles estão presentes na história da humanidade desde sempre. Todos os grandes mestres espirituais que pisaram neste Planeta se empenharam em ensinar que “tudo está ligado”.
Princípio da Correspondência
“Tudo o que está em cima é como o que está embaixo”, ensinava Hermes Trismegisto vários séculos antes de Cristo em seu “Princípio de Correspondência”. Para alguns, teria sido ele o responsável por trazer o conhecimento dos deuses até os homens, agindo como emissário e como anunciador das leis divinas. Para outros, era um filósofo e legislador. Para outros, ainda, ele sequer existiu e é uma representação de antigos conhecimentos.
Místico ou histórico, os princípios herméticos apresentam para a linguagem da mente ocidental os conhecimentos que já eram de domínio em várias culturas orientais e tradicionais.
Segundo este princípio hermético, “Tudo o que está em cima é como o que está embaixo“. Os padrões se repetem nas mais diversas escalas e nos mais variados planos de existência, sejam eles materiais, energéticos e/ou espirituais.
O átomo, por exemplo, possui uma configuração semelhante à de um sistema planetário, que por sua vez possui uma configuração semelhante a uma galáxia.
Neste intervalo entre o átomo e as galáxias estamos nós seres humanos errantes, ignorantes, mas em processo de evolução.
E se conseguíssemos exercitar um olhar e uma prática holísticos ao nosso redor, evitaríamos a maior parte de nossos problemas.
A questão ambiental, por exemplo, é um reflexo da falta de entendimento de que “tudo o que fizermos à Terra, faremos também aos filhos da Terra”, como tão bem ensinam os indígenas.
Aplicado à vida cotidiana, este Princípio de Correspondência afirma que a realidade externa é análoga à realidade interna, ou seja, tudo o que acontece num âmbito externo é reflexo direto daquilo que ocorre nos planos internos.
Princípio da Vibração
Se parece pouco consolador acreditar nisso quando voltamos nosso olhar para uma realidade insatisfatória, podemos nos agarrar em outro princípio hermético para acreditar que esta realidade pode mudar: “O Princípio de Vibração: Tudo está em movimento”.
Segundo este princípio, nada está estático, tudo vibra, em maior ou menor grau. A Física Quântica chegou à mesma conclusão por outros caminhos que chamou de Princípio da Incerteza de Heisenberg.
E se tudo está em movimento, nós também estamos.
Assim, podemos e devemos exercitar práticas holísticas para criar uma realidade melhor para o que está ao nosso alcance.
Somos um ser com uma digital própria e sem igual. Somos um.
Somos pessoas através de outras pessoas e não podemos ser plenamente humanos sozinhos. Então também somos todos um.
Somos parte da grande teia da existência. Então somos átomos e galáxias. Poeira de estrelas em movimento.
Pelo menos um bom propósito podemos ter.