Meditação para todos

Projeto desenvolve meditação presencial e online com a proposta de compartilhar um caminho para uma vida mais pacífica e amorosa

Márcia Endres

Márcia Endres

11/09/2024
Meditação para todos Freepik/NBE

3 min de leitura

“Meditar é aquietar o corpo, a fala, a mente e o coração para expandir paz e amor para o mundo. É uma técnica milenar de autoconhecimento, autotransformação, pacificação e cura, que leva e eleva a um estado de amorosidade. Sua prática traz inúmeros benefícios, saúde, bem estar, equilíbrio, bem-aventurança, serenidade... Com a meditação você se conecta e se transforma, e quando você se transforma, você transforma o mundo a sua volta, o campo quântico....” E isso é ciência.

É aprender a viver o aqui e o agora. Manter a atenção plena no momento presente. Ser o presente. Ser o seu presente. Meditar é olhar, sentir e respirar o seu EU interior. Se deixar levar por um caminho mais leve, mais doce, mais simples, mais livre, mais pacífico e amoroso. É perceber que o verdadeiro silêncio não é a ausência de ruído, mas a ausência de ego. É libertador.

Existem quatro tipos básicos de técnicas de meditação, como treinamento da mente e muitas são as variáveis. Qualquer que seja o estado do Ser, religião ou filosofia de vida, você vai se beneficiar... A meditação é sempre inclusiva.

Desenho de pessoa sentada em posição de meditação e com as mãos apontando para o coração

As quatro técnicas

A primeira e mais simples é a que promove o relaxamento. Significa parar e dar férias para a mente. Usar o intelecto para aquietar o corpo, o fluxo dos pensamentos e relaxar. É a meditação Zen, por exemplo.

A segunda é aquela em que adotamos uma posição de observador. Observamos nossa respiração, nossa atividade mental, nossos pensamentos sem brigar com eles. Existe no Oriente há mais de 200 anos antes de Cristo, é usada pelos budistas com o nome de Shamatha e veio para o ocidente com o nome de Mindfulness. Melhora a concentração, nos ajuda a ter foco e muito mais.

A terceira é aquela em que substituímos o tumulto mental, o fluxo alucinante da mente por uma atividade específica, como recitação de mantras, orações, mandalas, exercícios físicos como Yoga e Chi Kung. São as chamadas meditações ativas e transcendentais.

A quarta modalidade é a meditação em que transformamos os pensamentos. É mais complexo, porque com ela é preciso aprender a pensar, sentir e agir. Saímos da mera consciência corpórea para alcançarmos o estado de consciência incorpórea, transformando os pensamentos, as sensações e os Sanskaras, que é o arquivo de todas as memórias. Um exemplo dessa é a meditação Raja Yoga. Essa foi minha última experiência na Índia em fevereiro de 2020, na Brahma Kumaris World Spiritual University, onde estudei filosofia e meditação.

Meditação para todos

E porque a meditação teve essa importância na minha jornada, veio aquela vontade de compartilhar esta experiência e, mais do que isso, levar a meditação para a vida das pessoas.

Mulher sorrindo com as mãos unidas

Foi, então, que nasceu o projeto Meditação Para Todos. Encontros que começaram no meu bangalô de meditação, em 2017 e, depois, passaram a ocorrer em outros lugares, com lindas parcerias. Temos as meditações guiadas, no grupo do WhatsApp, onde já somos 200 pessoas e temos encontros presenciais, uma vez por mês.

Também desenvolvemos outro projeto, o Meditando Pelo Mundo, quando entramos em contato com diferentes culturas e técnicas de meditação, como por exemplo, a meditação Ho ‘ Oponopono, do Havaí. Já tivemos a oportunidade de meditar no deserto do Saara, no Marrocos, uma experiência linda, com os beduínos. E em novembro próximo vamos realizar outro sonho, participar do Festival de Luzes, na Tailândia.

Para participar entre em contato com 51 98123-0312.

Compartilhe

Márcia Endres

Márcia Endres

63 anos, mãe de dois filhos maravilhosos, natural de Montenegro, morando em Canela há 12 anos, cidade escolhida porque tem uma energia fantástica, uma Natureza belíssima e pessoas incríveis. Comecei a meditar depois que descobri um câncer de mama, lá pelos 40 anos de idade e nunca mais parei, isso já vão mais de 20 anos, estudando, praticando.

Também pode te interessar

blog photo

Em tempo de renovar o ritual de casamento

O tradicional ritual de passagem do casamento ganha novas formas e elementos, criando um evento poderoso e transformador

Rosemari Johan

Rosemari Johan

blog photo

Cadê a geração inovadora e sustentável de POA?

Porto Alegre viveu entre 2010 e 2019 uma efervescência criativa, inovadora e de iniciativas pró-sustentabilidade, mas 63% das pessoas aqui citadas já deixaram a cidade

Luis Felipe Nascimento

Luis Felipe Nascimento

blog photo

O tempero da vida

Nossa relação com a comida envolve afeto e memórias, nos conecta com o outro e reforça nossa identidade cultural. Mas qual o segredo para uma receita infalível?

Débora Chiari

Débora Chiari

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail