Livros para o presente
Confira a nossa seleção na Feira do Livro de Caxias do Sul
4 min de leitura
Livros sempre foram uma excelente opção de presente para o Dia da Criança. Lançamentos de 2022, combinados com descontos da feira do livro, tornam essa uma ótima alternativa para todas as idades. Se bem programado, ainda dá pra conversar com o/a próprio/a autor/a da obra.
Lica - A menina que vai ser feliz
Em algum momento de sua infância, toda criança já ouviu a pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”.
O livro LICA - A MENINA QUE VAI SER FELIZ brinca com essa ideia e, em uma leitura leve e divertida, apresenta várias possibilidades para a criança, ampliando o repertório para além das profissões tradicionais e rompendo tabus sobre aquelas identificadas prioritariamente para os meninos.
Está dirigido a crianças de 5 a 8 anos. Propositadamente, a letra escolhida para o livro é a chamada “bastão” (letra de forma). “São as primeiras letras da criança na escrita e na literatura e foi escolhida para viabilizar o trabalho dos professores em sala de aula com as crianças que estão se alfabetizando”, justifica a autora Manuela Gimenes.
O lançamento acontece no dia 15 de outubro, às 11h, na Feira do Livro de Caxias do Sul, através de sessão de autógrafos com a autora e contação de histórias com Aline Luz. A publicação conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e Racon Consórcios.
Com 3 letras eu conto
Pense em quantas palavras de três letras você usa no seu dia a dia, agora pense em quantas destas pequenas palavras se ampliam quando pensadas em seus sentidos literais e poéticos. Foi a partir dessa busca inspirada, que a autora caxiense Elaine Pasquali Cavion compôs a sua mais recente obra: COM 3 LETRAS EU CONTO. O lançamento acontece no dia 12 de outubro, às 15h, na Feira do Livro de Caxias do Sul.
A autora, ao fazer um inventário dessas pequenas palavras, constrói uma narrativa de pura poesia. Que flui, alinhavada pelos sons e significados e pelas imagens do ilustrador paranaense Sami Ribeiro.
O texto em caixa alta, foi pensado para os leitores que estão iniciando no universo das letras, porém, como é característico da escrita da autora, toca a sensibilidade dos leitores de todas as idades. Como o próprio livro, as palavras também se desdobram nos diversos sentidos que o leitor constrói.
Fio é uma palavra que liga uma coisa a outra. Pode ser visto ou não.
O fio que liga todos nós é invisível, mas, acredite, existe.
Rio é palavra que flui e serpenteia, morada de peixes e pedras.
Voz é palavra que existe dentro da gente e sai para conhecer o mundo.
Skroktifuf _ Mirtilos conspiram
Skroktifuf – mirtilos conspiram é a segunda parte da trilogia Skroktifuf criada pela escritora caxiense Suzana Webber Alves.
“Acompanhar o voo luminoso dos vagalumes, apreciar a dança das libélulas, ouvir conselhos das borboletas, conversar com a Árvore Bailarina, descansar na Pedra Diferente, atravessar a Ponte Invisível, passear pelo Jardim das Misturas, degustar os pães especiais de Alertse, visitar o castelo do rei Oiar, saborear as amoras, celebrar a Grande Festa dos Mirtilos, ouvir a orquestra sinfônica das cigarras e esquecer-se do tempo no Bosque das Bromélias são algumas das atrações do mundo encantado de Skroktifuf. O romance é dirigido ao público infantojuvenil.
Suzana é graduada em Letras e atuou por mais de 20 anos como professora. É oficineira de contação de história e professora de teatro para alunos deficientes visuais no INAV.
O lançamento será no dia 12 de outubro, às 17h, na Feira do Livro de Caxias do Sul.
O quintal do Totó
As experiências ao ar livre fizeram parte da infância do escritor Delcio Agliardi e é neste respiro de natureza ao redor de casa que se passa a história de seu novo livro infantil "O Quintal do Totó".
A obra busca conectar narrativas cotidianas que habitam as infâncias, um convite para que leitores de todas as idades apreciem nossa casa comum: o quintal, um lugar não determinado. Na história de Agliardi, Totó é o cãozinho de Cristina, uma menina apaixonada por bichos e pela natureza. Cabe ao querido mascote a tarefa de proteger seus amiguinhos de uma confusão armada pelo lagarto-do-papo-amarelo.
A obra contou com revisão da também escritora Helô Bacichette. As ilustrações e o projeto gráfico são assinados pela dupla Gio e Doug. O lançamento será no dia 12 de outubro, às 17h, na Feira do Livro de Caxias do Sul.