Como você lida com dinheiro na frente dos filhos?
Você está sempre irritado e estressado quando o assunto é dinheiro? As contas do mês são um problema?
1 min de leitura
A ideia não é esconder os sentimentos, ou não falar sobre “grana”, pois assim não educamos nossos filhos. Mas sim estarmos atentos com as nossas atitudes em relação às finanças. Se passamos uma imagem de que “dinheiro só traz problemas” ou que é a “solução para tudo”, estamos ensinando algo inadequado. É necessário lidar com o planejamento financeiro de uma forma neutra e tranquila.
O que falamos precisa estar de acordo com a prática. Se você vai no mercado com seu(sua) filho(a), o ideal é fazer uma lista ou um combinado. Por exemplo: “Vamos ao supermercado, mas hoje só precisamos comprar frutas, material para limpeza e um suco.” Observe que os itens mencionados servem para todos, assim estamos dando o exemplo. Facilita dizer o “não”, caso o(a) pequenino(a) queira comprar algo diferente do proposto.
A criança tende a aceitar que não vamos levar aquele chocolate que ela viu na fila do caixa, caso ele não esteja na lista ou no combinado. Agindo assim seremos mais verdadeiros.
Evite usar as famosas frases: “na volta a gente compra” ou “agora não tenho dinheiro”, porque isso acaba confundindo. Precisamos ser práticos e objetivos com os nossos filhos. Falar e fazer. Sermos verdadeiros, por mais difícil que seja, tentando não nos contradizer. Se você combina que não vai comprar brinquedo, por exemplo, mas acaba cedendo porque a criança chorou muito, ela já sabe o que precisa fazer das próximas vezes para ganhar alguma coisa.