Agenda

Últimos dias para ver Poesia, Índia

As cores das imagens e a impressão no meio têxtil são os destaques apontados pelas centenas de pessoas que já visitaram a exposição

Caxias do Sul/RS
Até 20 de outubro de 2024
Últimos dias para ver Poesia, Índia

A exposição Poesia, Índia segue aberta à visitação até o dia 20 de outubro no Largo Expositivo do Centro de Cultura Ordovás/Zarabatana Café. A mostra pode ser conferida nos seguintes horários: segunda-feira/9h às 16h, terça a sexta-feira/9h às 22h, sábado e domingo das 16h às 22h.

As imagens da mostra foram captadas pela jornalista Vera Mari Damian numa viagem de turismo e estudos ao longo de 40 dias pela Índia, no ano de 2016, principalmente pelo estado do Rajastão, região onde a cultura tradicional indiana está mais preservada. A curadoria é da mestre em fotografia, Liliane Giordano.

Um dos destaques desta exposição é a escolha do meio para a impressão das imagens. Ao invés do papel, o tecido foi eleito para a apresentação das imagens em 23 painéis de até 150cm x 100cm, através da técnica de impressão por sublimação. Sobre os paineis de fotos impressas em tecido foram feitas intervenções artísticas de bordados livres e de macramês pela artista/artesã Susete Roveda, integrante do grupo Imigrantes Della Montagna.

Mulher olhando obra de arte

Os textos que acompanham as imagens são fragmentos do grande poeta indiano Rabindranath Tagore e de Mahatma Gandhi, cuja vida é um exemplo de poesia na luta pela liberdade da Índia. Os textos também foram impressos em tecido e receberam intervenções artísticas do designer Ernani Carraro.

A exposição POESIA, ÍNDIA foi viabilizada através de recursos da Lei Paulo Gustavo. É uma realização da Área de Conhecimentos de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Acessibilidade

Toda a mostra conta com audiodescrição, a fim de contemplar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

No dia 9 de outubro, integrantes do Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul participaram de uma visita guiada que contou com a participação da fotógrafa Vera Mari Damian, da curadora Liliane Giordano e da especialista em acessibilidade, Milena Eich. Na oportunidade conheceram materiais oriundos da Índia e protagonizaram uma interlocução através de histórias e acontecimentos que envolveram as fotos.

Pessoas olhando obras de arte

Sobre a fotógrafa

Vera Mari Damian é jornalista diplomada e atua na área há mais de 40 anos. Já realizou diversas viagens profissionais para reportagens e estudos sobre a cultura e ecologia de diferentes locais e países.

Em 2016 participou na Índia do Kumbh Mela, considerado o maior festival de peregrinação do mundo com cerca de cem milhões de participantes. Era o início dos registros de imagens de sua “peregrinação” pela Índia que, ao longo de 40 dias, incluiu inúmeras outras cidades e regiões.

Sobre a curadora

Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e graduação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul. É diretora da Sala de Fotografia.

Atua como curadora independente, tendo trabalhado em grandes exposições fotográficas de Caxias do Sul, e é uma das organizadoras da Semana da Fotografia.

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail