Retiro budista para “pular” o Carnaval
Lama Samten orienta sobre A Prática na Vida Cotidiana
O tradicional Retiro de Verão promovido pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva - CEBB Caminho do Meio terá por foco em 2023 as instruções que permitem a transformação de nossas vidas cotidianas em um caminho de prática.
O retiro acontece de 17 a 26 de fevereiro, incluindo as comemorações do Losar (ano novo do budismo tibetano) em 21 de fevereiro. A participação é de forma online ou presencial. Não há pré-requisitos para participar.
O mestre budista Lama Padma Samten abordará um contexto amplo de ensinamentos que incluem as quatro nobres verdades, os doze elos da originação dependente, o nascimento no lótus, tranquilização da mente, remoção de obstáculos, shamata, Mettabhavana, Prajanaparamita, Prajnaparamita em oito pontos, blocos, paisagem, mandalas, bolhas, bodicitta, visão/ meditação/ ação/ fruição, ação no mundo, vida nas aldeias CEBB, projetos presentes e futuros e perspectivas para o ano budista que inicia.
Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.
No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.
Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática.
Programação
De 17 a 25 de fevereiro
- 5h30 às 6h | Meditação (não será transmitido)
- 6h às 6h45h | Puja da manhã (não será transmitido)
- 8h – 9h | Meditação
- 9h – 11h | Ensinamentos
- 14h – 17h | Meditação
- 19h – 20h | Puja da noite
- 20h – 20h30 | Perguntas e Respostas
26 de fevereiro
- 5h30 às 6h | Meditação (não será transmitido)
- 6h às 6h45h | Puja da manhã (não será transmitido)
- 8h – 9h | Meditação
- 9h – 11h | Ensinamentos
Os horários e a programação dos retiros estão sujeitos a alterações
Para inscrição e mais informações, acesse AQUI.
Leia também: