Agenda

Projeto promove música serrana em escolas

Nossa Música Entre Causos e Gaitas é protagonizado pelos músicos Rafael De Boni e Gilney Bertussi junto a alunos de escolas municipais caxienses

Caxias do Sul/RS
19 de Março a 24 de Abril de 2024
Projeto promove música serrana em escolas

O projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas inicia no dia 19 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristides Rech, “na” Criúva, um dos lugares por onde “o espírito da música Bertussi” paira e é referência do legado desta família de artistas. O músico Gilney Bertussi, guardião do legado familiar dos Bertussi, se junta ao acordeonista Rafael De Boni para a empreitada de realizar 15 encontros em oito escolas municipais caxienses até o mês de abril.,

Sobre o projeto

Nossa Música Entre Causos e Gaitas foi concebido para levar a música serrana às novas gerações de estudantes do Ensino Fundamental que vive em comunidades do interior caxiense.

Os encontros terão palestra de Gilney Bertussi e Rafael De Boni falando sobre a música serrana, contando causos e rememorando histórias vividas por Gilney e outros membros da família como o pai Adelar e o avô Fioravante. Os dois músicos vão intercalando e inserindo na atividade vídeos do projeto “Entre Causos e Gaitas”, músicas e “outras cositas mas”, como se diz no linguajar serrano.

No segundo encontro com os estudantes, o acordeonista Rafael De Boni realiza um exercício de prática de instrumentos e também promove uma gravação de novas versões de “O casamento da Doralice”, primeiro bugio gravado pelos Irmãos Bertussi, em 1956, um gênero musical genuinamente serrano.

Toda essa atividade será também registrada em vídeo, que ficará como acervo de cada escola incluída no projeto: Aristides Rech, de Criúva; Érico Veríssimo, de Vila Seca; Armindo Mário Turra e Vitorio Rech Segundo, de Parada Cristal; Assis Brasil, da localidade de Zona Rotta, em Críuva, Professora Leonor Rosa, de Desvio Rizzo, José Bonifácio, do Pedancino, e Caetano Costamilan, da localidade de Loreto 2ª Légua.

Assim, o projeto busca instigar participação das novas gerações na produção cultural, dando protagonismo aos estudantes, que aprendem também como funcionam os bastidores desse contexto de produção musical e cultural.

A ação também prevê a distribuição de exemplares do livro “Entre Causos e Gaitas”, lançado no ano passado por Rafael De Boni. A publicação também deriva do projeto homônimo realizado por De Boni durante cinco edições, entre 2020 e 2023.

O Nossa Música Entre Causos e Gaitas tem financiamento a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo.

Cronograma do projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas

EMEF Aristides Rech - Dias 19 e 20 de março, das 08h às 10h

EMEF Érico Veríssimo - Dias 19 e 20 de março, das 14h às 16h

EMEF Armindo Mário Turra – Dias 25 e 26 de março, das 08h às 10h

EMEF Vitorio Rech Segundo - Dia 25 de março, das 13h30 às 17h30

EMEF Assis Brasil – Dias 02 e 03 de abril, das 08h às 10h

EMEF Professora Leonor Rosa – Dias 09 e 10 de abri, das 07h30 às 09h30

EMEF José Bonifácio – Dias 16 e 17 de abril, das 08h às 10h

EMEF Caetano Costamilan - Dias 23 e 24 de abril, das 08h às 10h

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail