Projeto Impulso festeja 10 anos
Espetáculos gratuitos no Teatro Pedro Parenti fazem um retrospecto da proposta de formação em dança para alunos de periferia
Nos próximos dias 6 e 7 de abril, o Projeto Impulso festeja 10 anos de sua trajetória com a realização de três apresentações gratuitas no Teatro Municipal Pedro Parenti.
O repertório reúne algumas das coreografias concebidas no decorrer dessa trajetória e festeja a potência da proposta de oferecer formação em dança para alunos de periferia.
Sobre o projeto
Estarão no palco 120 bailarinos que mostrarão coreografias de balé clássico, neoclássico, dança contemporânea e danças urbanas. Concebido pelo bailarino e coreógrafo Akácio Camargo, o Projeto Impulso já atendeu mais de 700 alunos nessa primeira década de atividades.
O programa festivo do Projeto Impulso 10 Anos de História tem, no sábado, às 20h, a apresentação do espetáculo “Alice”, seguido de uma Suíte com coreografias de diferentes linguagens de dança. Para o domingo, às 15h, o espetáculo selecionado é “Branca de Neve”, seguido também de uma Suíte de coreografias variadas. Já à noite, às 20h, serão apresentados os espetáculos “Sítio do Pica Pau Amarelo 100 anos de Boneca Emília” e “La Nostra Festa”.
Nas apresentações serão inseridos vídeos que contam um pouco da trajetória do Projeto Impulso desde as suas primeiras atividades, que aconteciam na garagem da casa dos pais de Akácio Camargo, junto ao bairro Planalto, na Zona Leste de Caxias do Sul.
É neste território que a proposta foi se constituindo e ganhando relevância pela oferta de formação em dança para pessoas que, talvez, em outras circunstâncias, não teriam acesso a essa formação.
Reconhecido em diversos contextos da cena cultural caxiense e nacional, o Projeto Impulso se prepara também para se tornar uma Organização Não Governamental, buscando ampliar suas ações formativas e de inclusão social.
Nessa caminhada, Akácio Camargo destaca a parceria e apoios que ajudaram a construir essa história, citando a Secretária da Cultura Cristina Nora Calcagnotto, as bailarinas e produtoras Paula Giusto e Uyara Camargo, a parceria de todas as horas de Maria Lilith da Cruz, a Família Brusa, in memoriam à mestra Margô Brusa, e seus filhos Matheus e Katherine, o ator Davi Souza e o jornalista Carlinhos Santos.
“Me sinto muito grato e feliz. Romantizo muito, pois me lembro de lutar por tudo isso, para ser bailarino, desafiando meu contexto social e cultural. Também agradeço à minha mãe pelos sacrifícios que fez para que eu pudesse conquistar esse sonho. Vejo que minha trajetória foi da construção de um trabalho artístico”, diz o idealizador do Projeto Impulso, Akácio Camargo.
O Projeto Impulso 10 Anos de História é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Petenatti e Villagio Caxias, conta também com a parceria de Cali Gestão Cultural.
Espetáculos:
Alice: Uma ressignificação da obra de Lewis Carroll. Nada mais é normal desde que Alice perseguiu um estranho coelho branco e embarcou nessa fantástica aventura! Uma lembrança da infância a poderá salvar ou enlouquecer.
Branca de Neve: Espetáculo cênico que promete contar um novo arranjo da clássica história da Branca de neve. Desta vez, Branca de Neve irá se aventurar na aldeia dos anões e conhecer, para além dos sete anões, um mundo fantástico e encantador.
Sítio do Pica Pau Amarelo 100 anos de Boneca Emília: Emília está de aniversário e todos no sítio estão ansiosos! Em meio aos preparativos, Cuca sequestra a boneca e deixa em suspenso a realização da festa.
La Nostra Festa: A história dos imigrantes italianos que chegam ao Brasil. Em meio aos parreirais de uva cresce o romance entre Matteo e Giuliana, que se conheceram no navio da imigração e agora tentam uma nova vida plantando, colhendo e festejando.