Agenda

POA realiza Virada Sustentável 2023

Programação gratuita na Casa de Cultura Mário Quintana

Porto Alegre/RS
08 a 19 de novembro de 2023
POA realiza Virada Sustentável 2023

A Virada Sustentável POA 2023 começou oficialmente na quarta-feira (8), com evento no Theatro São Pedro, e segue com programação nos dois próximos finais de semana, em locais tradicionais da Capital. Toda a programação é gratuita.

Transformada na “Casa dos ODs”, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ, na Rua dos Andradas, 736) é um desses pontos, onde a cultura e o orgulho negro serão destaques.

A Virada é um festival pautado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na edição deste ano, quatro serão os eixos principais: redução das desigualdades (ODS 10), consumo e produção responsáveis (ODS 12), ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e vida terrestre (ODS 15).

O Festival é financiado pela Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação

Hip hop, poesia falada, instalações de artes visuais, mostra audiovisual, teatro, música, dança e educação para sustentabilidade fazem parte da programação de atividades da oitava edição da Virada Sustentável POA.

O calendário de 2023 do Festival prevê um fim de semana repleto de atividades culturais, artísticas e socioambientais na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico), com ênfase no mês da consciência negra.

Entre os destaques do sábado (11/11) está uma apresentação do Restinga Crew, o popular grupo de dança hip hop da Restinga. Também acontece uma performance do Slam do Vida, uma competição de poesia falada (Poetry Slam), e muita música com a DJ Elle P e com o grupo Conexão Katrina.

Duas mulheres cantando

A programação da Virada Sustentável homenageia os 50 anos do Hip Hop ao mesmo tempo em que investe no combate ao racismo com base na meta estabelecida no ODS 10: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

A programação na Casa de Cultura Mario Quintana é dividida em três dias temáticos que envolvem atividades específicas para crianças e adolescentes. Durante a Virada Sustentável POA 2023, todas as atividades são gratuitas, e tem como objetivo promover a conscientização ambiental e social de forma propositiva.

Programação multigeracional

Na sexta-feira (10), a programação é voltada para público escolar, que vai desfrutar de apresentações teatrais e circenses. Há agendamentos escolares, mas as portas estarão abertas para todos que desejarem participar.

No Teatro Bruno Kiefer, a partir das 14h, acontece o espetáculo Adivinha O Que É?, com coreografia de Carlota Albuquerque e direção-geral de Juliana Barros.

Às 16h, acontece o espetáculo Cubo na Roda , com a dupla GomesNinow.

Homem e mulher de costas

O dia se encerra com o show Black Power - Nego Tarso Homem Banda, a partir das 18h30. A equipe da Kombina acompanhará toda a sequência do dia com atividades voltadas ao público infantil.

No sábado (11), a programação apresenta a cultura funk e soul com hip hop e street dance, além dos espetáculos Essa Vida Lego (Circo) e Tributo Cazuza Vida (Teatro Musical), entre outras atrações. Também haverá um baile funk com o grupo Funkyou.

Quatro homens sentados e sorrindo

No domingo (12), o foco é o samba de gerações. O evento começa com uma performance comandada por Vini Brito, especialista em Carnaval, com participação de dois baluartes do Carnaval de Porto Alegre, Mestre Nilton e Sandro Ferraz. Em seguida, uma roda de samba tomará o palco. O dia se encerrará com o bloco "Avisem a Shana que sábado vai chover."

Programação socioambiental

Além das atividades culturais, a programação na Casa das ODS terá a preocupação com o meio ambiente como um de seus focos. Durante os três dias, o evento traz a exposição "Dá Pra Reciclar?", que tem como propósito aproximar o público das informações sobre a reciclabilidade de diversas embalagens de produtos consumidos no dia a dia e curiosidades do universo da reciclagem.

Também está programada a celebração da Campanha Coleta Seletiva Viva POA, das 11h às 11h30min do dia 12, no Palco da Travessa dos Cataventos.

O momento é uma homenagem às 17 unidades de triagem que trabalham com os resíduos recicláveis da cidade.

Instalações e projeções audiovisuais

A Casa de Cultura Mario Quintana terá diversos outros atrativos durante a realização da Virada. Os visitantes poderão ter contato com as instalações da Biblioteca da Vila, que apresenta um carrinho de papeleiro transformado em biblioteca pelo artista Cristiano Sant’Anna em parceria com o projeto Museu de Resgates da Vila dos Papeleiros e também com o Edifício Cristal, da Cia Incomodete.

No Jardim Lutz (5º andar) são mostrados em looping, durante todo o tempo, o curta-metragem Poesia de Resistência, de Tiatã e Belchior (Projeto Câmara Causa) e O Discurso - 2021, baseado no poema O Grande Ditador, numa interpretação de Niltamara Gomes (Beija Flor Produtora Cultural).

Ao longo dos três dias, haverá também a exposição de quatro vídeos produzidos pela artista visual Jana Castoldi, com foco nos 4 ODS, também mostrados em looping: "Quando a negritude virou lei", "O plástico não é descartável", "Evapotranspiração" e "O Bioma Pampa".

Confira toda a programação aqui

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail