“Ói Nóis Aqui Traveiz” está em turnê pelo RS
O espetáculo ganhou o Prêmio Açorianos, em 2010, nas categorias Melhor Espetáculo, Produção, Figurino, Atriz e Trilha Sonora
“O Amargo Santo da Purificação” é mais um espetáculo premiado da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. O circuito de apresentações pelo estado é uma iniciativa do Sesc/RS. Em Caxias do Sul, o espetáculo integra a programação da Aldeia Sesc e será apresentado no dia 11, às 15h na Praça das Feiras – São Pelegrino.
Veja a programação completa aqui
Ói Nóis Aqui Traveiz
Referência no teatro de rua, Ói Nóis Aqui Traveiz foi fundado em 1978 e já produziu mais de trinta espetáculos. É um dos grupos mais tradicionais do Estado. O coletivo possui um centro de produção que funciona como escola de atores e, coletivamente, fomenta a criação artística em diferentes áreas.
A atração já foi apresentada em Pelotas, e, em novembro, passará ainda por Caxias do Sul (11/11), Lajeado (12/11), Carazinho (25/11) e Passo Fundo (26/11). A história mostra momentos decisivos da vida do revolucionário Carlos Marighella, protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar.
O espetáculo “O Amargo Santo da Purificação” já foi apresentado em 14 estados brasileiros e em Portugal, passando por grandes festivais artísticos, e ganhou o Prêmio Açorianos, em 2010, nas categorias Melhor Espetáculo, Produção, Figurino, Atriz e Trilha Sonora.
A dramaturgia parte de poemas escritos pelo próprio Marighella que, transformados em canções, são o fio condutor da narrativa. Máscaras, elementos e figurinos da cultura afro-brasileira, teatro e dança fazem parte da montagem que busca evocar um retrato do que foi o Brasil no período.
Circuito do espetáculo “O Amargo Santo da Purificação” – Sesc/RS
Caxias do Sul
Data: 11/11 (sábado)
Horário: 15h
Local: Praça das Feiras
*Apresentação de rua
Lajeado
Data: 12/11 (domingo)
Horário: 15h
Local: Praça Ney Arruda
*Apresentação de rua
Carazinho
Data: 25/11 (sábado)
Horário: 10h
Local: Praça Albino Hillebrand
*Apresentação de rua
Passo Fundo
Data: 26/11 (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque da Gare
*Apresentação de rua
Sinopse
A encenação coletiva para Teatro de Rua conta a história de Carlos Marighella com momentos importantes dessa trajetória: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, Democracia, Constituinte, clandestinidade, Ditadura Militar, luta armada, morte em emboscada e o resgate histórico, buscando um retrato humano do que foi o Brasil no período. É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções.
Ficha técnica
- Música: Johann Alex de Souza
- Produção: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
- Atuadores: Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Eugênio Barboza, Roberto Corbo, Keter Velho, Luana Rocha, Alex dos Santos, Daniel Steil, Márcio Leandro, Aline Ferraz, Helen Hiromi, Rafael Torres, Jules Benca, Helen Sierra, Fabrício Miranda, Márcio Menezes, Millena Moreira, Thaís Souza, Thalie Bartiikoski, Gengiscan Pereria, Kayzee Fashola, Lucas Gheller
- Locução AI-5 e descrição e clima cena da morte: Nilson Asp
- Voz das lições de tortura: Giovana Carvalho
- Criação da cabeça de Getúlio Vargas: Alessandro Müller
- Criação e execução dos triciclos: Carlos Ergo (Ergocentro)
- Criação e execução do estandarte Depor Podre Poder e colares Iansã: Margarida Rache
- Confecção de figurinos: Heloísa Consul
- Execução de crochê das cabeças de Marighella: Maria das Dores Pedroso
- Preparação das atrizes/atores: Capoeira - Ed Lannes (Grupo Zimba), Berimbau - Nelsinho (Grupo Zimba), Saxofone - Zé do Trumpete, Dança Afro - Taila dos Santos Souza (Odomodê)