Lama Samten ministra Retiro de Verão no CEBB
Ensinamentos budistas terão foco em instruções que permitem a transformação de nossas vidas cotidianas em um caminho de prática
O tradicional Retiro de Verão promovido pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB Caminho do Meio inicia dia 10 de fevereiro e terá por foco as instruções que permitem a transformação de nossas vidas cotidianas em um caminho de prática.
Este retiro acontecerá de forma online e presencial. As inscrições podem ser feitas no site.
Sobre o retiro
Neste retiro, Lama Samten abordará um contexto amplo de ensinamentos que incluem as quatro nobres verdades, os doze elos da originação dependente, o nascimento no lótus, tranquilização da mente, remoção de obstáculos, shamata, Mettabhavana, Prajanaparamita, Prajnaparamita em oito pontos, blocos, paisagem, mandalas, bolhas, bodicitta, visão/meditação/ação/fruição, ação no mundo, vida nas aldeias CEBB, projetos presentes e futuros e perspectivas para o ano budista que inicia.
Fotos: Vera Mari Damian
Os retiros são organizados pela Ação Paramita e pelos CEBBs Caminho do Meio e Akanishta. Não há pré-requisitos, é um tempo certo para adentrar e aprofundar nos ensinamentos budistas que nos ajudam a viver a vida em todas as suas circunstâncias.
Sobre Lama Samten
O mestre budista Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática.
Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo po Chagdud Tulku Rinpochee. Em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Fotos: Vera Mari Damian
Os livros publicados pelo Lama Samten – A Jóia dos Desejos, Meditando a Vida, O Lama e o Economista, Relações & Conflitos, Mandala do Lótus e A Roda da Vida – são referências de estudo para alunos e representam uma oportunidade aos leitores, conectados ou não ao budismo, de acesso a este conhecimento de vinte e seis séculos. Nestes textos encontram-se apresentações dos ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerarmos maior estabilidade frente às circunstâncias e dificuldades de nossas vidas.