Agenda

Evento aborda saúde mental dos bancários

Será exibido documentário sobre a realidade da categoria

Caxias do Sul
31 de maio de 2023
Evento aborda saúde mental dos bancários

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realiza um encontro sobre saúde mental e qualidade de vida no dia 31 de maio, no auditório da sede social, a partir de 17h30min.

Será apresentado o documentário “Além do Limite: Quando a meta é sobreviver" e após haverá conversa entre os participantes e convidados. O filme de 1h41min, dirigido pelo jornalista Marcelo Monteiro, de Porto Alegre, aborda a realidade enfrentada pela categoria bancária, com relatos de casos de adoecimento psicológico em razão da pressão sofrida no ambiente de trabalho.

Moça com palavras que indicam pressão psicológica

O encontro é direcionado aos bancários, que se inscreveram para participar e contará com a participação de convidados, como a coordenadora do departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Jocéia Netz, o psicólogo assessor do departamento de saúde daquele sindicato, André Guerra e a coordenadora da Secretaria da Saúde da FETRAFI/RS, Raquel Gil de Oliveira. A psicóloga que acompanha o grupo de apoio aos bancários afastados do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul (USBA), Stelamaris Zanatta também estará presente.

Menos Metas, Mais Saúde

Para Nelso Bebber, da Secretaria de Organização e Política Sindical do Sindicato dos Bancários, os dados sobre o adoecimento psíquico nos bancos são alarmantes e é urgente debater e buscar saídas para essa situação. “Conforme pesquisas recentes, 78% dos bancários fazem uso de medicamentos controlados. Antes, os problemas de saúde da categoria eram decorrentes de LER/Dort. Agora, são ansiedade e depressão”, alerta Nelso.

Desde o mês de abril, a Confederação que representa os trabalhadores do ramo financeiro de todo o país, Contraf-CUT, juntamente com os sindicatos, vem desenvolvendo a campanha Menos Metas, Mais Saúde sobre o tema. Conforme Pedro Incerti, da secretaria de Saúde, Aposentados e Políticas Sociais do sindicato, a campanha visa fortalecer o necessário enfrentamento às políticas praticadas pelos bancos, que tem levado a categoria ao adoecimento: “É necessário evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro”, destaca.

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail