CVV promove curso para novos voluntários
Serviço voluntário e gratuito ajuda a salvar vidas
O Centro de Valorização da Vida – CVV - Caxias do Sul está com inscrições abertas para o Programa de Seleção de Voluntários que vão atuar na prevenção do suicídio e no apoio emocional para pessoas que precisam conversar.
O curso prevê formação, treinamento e habilitação para aqueles que desejarem ser voluntários do CVV. Será realizado de 01 de abril a 24 de junho de 2023 aos sábados à tarde, das 13h às 17h, na rua General Sampaio 161, sala térreo (fundos), ao lado da igreja dos Capuchinhos, bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.
Os novos voluntários que desejarem se integrar ao CVV, podem fazer sua inscrição através do e-mail: bit.ly/PSV-Caxias, gratuitamente.
Para a inscrição é necessário ter mais de 18 anos de idade e estar disposto a seguir as orientações, filosofia e proposta do CVV, na prevenção ao suicídio.
Sobre o CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, com total sigilo.
Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por cerca de 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail.
A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).
O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.
Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer, segundo dados do Ministério da Saúde.
De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
Origem do Setembro Amarelo
Quando foi criado, o Setembro Amarelo tinha por objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio através da valorização da vida e iniciar uma campanha que gerasse um movimento que fosse abraçado pela sociedade. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br