Caxias do Sul recebe Festival de Cinema Italiano
O Festival já percorreu 110 cidades no país e esse ano homenageia as mulheres, em filmes inéditos e nos já consagrados
Caxias do Sul está inserida na programação nacional do Festival de Cinema Italiano desde 2022. Nesta terceira edição, o lançamento foi pensado para criar a atmosfera adequada à Sétima Arte, em uma promoção do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre em parceria com o Consulado Honorário de Caxias do Sul e apoio local da Prefeitura Municipal – Secretaria da Cultura. No Brasil, realiza-se a 19ª edição.
Sobre o Festival
O Festival de Cinema Italiano no Brasil é organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil. Neste ano, a versão presencial do Festival acontecerá em 120 salas de cinema de 87 cidades no país, com todas as exibições legendadas. Além disso, o Festival estará disponível via streaming, de maneira gratuita e sem limite de acessos. Como se dá todos os anos, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
O Festival chega a Caxias do Sul na quinta-feira, dia 7 de novembro, e se estende até 2 de dezembro. No total, serão 22 sessões gratuitas, que incluem filmes inéditos e clássicos, a serem exibidos no GNC Cinemas do Shopping Villagio Caxias e na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. O filme de estreia é Romeo è Giulietta, com direção de Giovanni Veronesi, premiado como melhor comédia com o Globi d’Oro, além de Melhor Ator e Atriz de Filme de Comédia (respectivamente, Domenico Diele e Pilar Fogliati) no 2 Nastri d’Argento. Também participou do Italian Film Festival USA 2024 e do Circuito Los Angeles – Itália 2024: Italian Cinema Today.
O diretor do Festival de Cinema Italiano no Brasil, Nico Rossini, afirma que “desde o princípio, o Festival teve como objetivo promover o cinema italiano contemporâneo, para destacá-lo dos estereótipos da comédia à Italiana. Com o passar dos anos, adquiriu uma relevância cada vez maior no panorama dos festivais no Brasil e, sucessivamente, na América Latina”, destaca.
O Festival já percorreu 110 cidades no país e esse ano, a promoção homenageia as mulheres, tanto em filmes inéditos quanto naqueles já consagrados. Nos filmes, as mulheres são mostradas em sua plenitude: contemporâneas, independentes, donas de seus próprios ideais, resilientes, fortes e inteligentes.
Exposição Cultura de Imigração Italiana
Até o dia 8 de dezembro, encerramento do Festival, no Shopping Villagio Caxias, o público também poderá apreciar a exposição "Cultura de Imigração Italiana" no acervo da Universidade de Caxias do Sul.
Serão expostos quadros oriundos da série “Cansioniero Popolar”, dos organizadores Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech, com pesquisa de Cleodes Piazza, José Clemente Pozenato e Patrícia Pereira Porto (EDUCS – Editora da Universidade de Caxias do Sul, disponível como e-book) e totens com acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, onde estarão álbuns históricos, passaportes e outros itens que vão levar a uma aprazível viagem ao passado.