Caravaggio deve reunir 300 mil
Tradição foi firmada pelos imigrantes italianos
Ao longo de todo o mês de maio, o município de Farroupilha, na Serra Gaúcha se prepara para receber legiões de romeiros em visita ao maior santuário brasileiro dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio. \
Entre os grupos de ciclistas, motoqueiros, maratonistas, cavalarianos e a tradicional caminhada de romeiros do dia 26 de maio, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes animados pela fé na Santa. \
A tradição remonta à iniciativa de imigrantes italianos que em 1879 construíram um pequeno capitel (oratório) em homenagem à Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, a Santa teria aparecido na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432.
O atual Santuário de Caravaggio em Farroupilha foi construído na década de 1960 em substituição à antiga capela. A 144ª edição da Romaria de Caravaggio, em 2023, tem como lema "Fonte de nossa alegria, rogai por nós!".
Caminhos de Caravaggio
A rota Caminhos de Caravaggio foi lançada em maio de 2019 com um percurso de 200 quilômetros. A saída é do templo homônimo localizado em Canela, passando por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, percorrendo 200km até a chegada no templo de Farroupilha.
A rota de peregrinação no sul do Brasil foi filiada ao antigo e místico Caminho de Santiago de Compostela. Ou seja, o peregrino pode usar os quilômetros percorridos em solo brasileiro para completar os que serão caminhados em terras espanholas.