Agenda

Ação cultural do Arquivo Histórico foca na presença indígena na Serra Gaúcha

“Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha” Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Caxias do Sul/RS
22 de abril a 31 de maio de 2024
Ação cultural do Arquivo Histórico foca na presença indígena na Serra Gaúcha

A segunda edição de uma atividade alusiva ao Dia dos Povos Indígenas será promovida pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami de 22 de abril a 31 de maio com uma programação diversificada.

A iniciativa integra as ações afirmativas e de reparação histórica promovidas pelo Arquivo, indispensáveis em sua reconstrução como arquivo plural, aberto a reflexões e à diversidade de sujeitos e de culturas.

Sobre a atividade

Considerando que o interesse pelo passado dessas sociedades não é dissociável da percepção de que são parte do nosso presente e do nosso futuro, as atividades desenvolvidas em torno desta temática serão muito importantes para a desconstrução da ideia de que a história do processo de ocupação humana da Serra Gaúcha foi iniciada pela imigração europeia e não com a presença indígena.

A ideia é também contribuir para a compreensão sobre suas jornadas pela retomada dos territórios ancestrais e a permanência na terra, atuando também no fortalecimento de suas culturas.

A ação cultural é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal, com o apoio do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/SedacRS), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRS Campus Farroupilha e VIELAS Espaço cultural.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami - avenida Júlio de Castilhos, 318 – bairro Nossa Senhora de Lourdes, Caxias do Sul.

Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha

Confira a programação

De 22 de abril a 31 de maio de 2024, de Segunda a Sexta-feira, das 10 às 16 horas:

Exibição da mostra itinerante “Herança Arqueológica e Indígena do RS”, formada pela junção de dois conjuntos de peças que formam a coleção do acervo etnológico do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/SedacRS) compiladas a 30 fotografias doadas pelo fotógrafo Fernando Pires.

Dia 26 de abril de 2024, a partir das 19 horas:

Roda de conversa “Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia”, com as participações de Pâmela Cervelin Grassi (mediação), Mestre em História e servidora da instituição; Raquel Pereira Braga, historiadora e mestranda do PPG em Antropologia da UFPel; Orilde Ribeiro, professora da Escola Indígena Nivo, da comunidade Kaingang Pãnónh Mág e acadêmica em Pedagogia pelo IFRS Campus Farroupilha; Guilherme Maffei Brandalise, mestrando do PPG em História Social da UFRGS e Analista em Assuntos Culturais do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/SedacRS).

Dia 08 de maio de 2024, a partir das 19 horas:

Exibição do documentário “Konhun Mág – o caminho da volta à floresta de Canela” e roda de bate papo com as participações da liderança Cacique Maurício Vem Tánh Salvador e indígenas da comunidade Kaingang Konhun Mág, de Canela (RS). O enfoque será a produção do filme e o seu processo de retomada de território, que engloba, inclusive, a realização de projetos culturais financiados por Leis de Incentivo à Cultura.

Para visitações ou participações em grupo, é necessário o agendamento prévio.

Para mais informações, contate pelo telefone (54) 3901-1318 ou pelo e-mail institucional arquivohistorico@caxias.rs.gov.br.

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail