Guia de qualidade

Fundacred divulgacao
Fundacred recebe pela quarta vez seguida certificação do Instituto Great Place To Work
De Guilherme
O Instituto Great Place to Work (GPTW) reconheceu pelo quarto ano seguido a Fundacred como um ótimo lugar para se trabalhar, em certificação divulgada em julho deste ano. A fundação sem fins lucrativos de crédito educacional, com sede em Porto Alegre e atuação nacional, vem conquistando essa certificação anualmente desde 2018, ano em que aplicou pela primeira vez a pesquisa entre seus colaboradores. O levantamento realizado na Fundacred entrevistou 131 profissionais, representando 81% da amostra elegível para participar da pesquisa.

Como signatária da Agenda 2030 da ONU e, seguindo o ODS 8, a Fundacred tem o objetivo de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, além do trabalho decente para todas e todos. De acordo com Gizéli Machado, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fundação, a valorização das pessoas está no centro desta caminhada reconhecida pelo selo GPTW. "Estabelecemos nossas dinâmicas de forma colaborativa, pautando nossas relações internas e externas no respeito, no compartilhamento e no cuidado constante com as pessoas, sempre prezando pelo seu desenvolvimento e geração de ambientes saudáveis", avalia a gestora.

Do mesmo modo, Nivio Delgado, Diretor Executivo da Fundacred, destaca o potencial e a dedicação de cada pessoa como fator decisivo para criar essa atmosfera positiva e saudável para se trabalhar que permeia em todos os setores da organização. "Desde o momento em que um colaborador ingressa na sua equipe na Fundação, colocamos em prática nossos programas de acolhimento para sua adaptação. Além disso, mantemos comitês e reuniões permanentes para avaliar com transparência nossos indicadores de desenvolvimento sustentável, assegurando a qualidade e a diversidade no dia a dia", afirma Nivio Delgado.

Um exemplo destas iniciativas é o Projeto Integração, voltado a receber os novos profissionais que ingressam na Fundacred. A ação conta um vídeo de boas-vindas com depoimento do CEO, um caderno com valores, missão, definições estratégicas e dicas de nomenclatura dos principais termos utilizados na Fundacred, além do kit com caneca, copo, caneta e ecobag personalizados com a logomarca da Fundação. Os novos colaboradores ainda recebem a companhia do gestor e de um "padrinho/madrinha" para facilitar o primeiro mês de adaptação.

Já as reuniões de OKRs (Objectives and Key Results) são permanentes e envolvem todos os times da Fundacred, para que, juntos, avaliem os indicadores e as informações de cada área. Outros encontros periódicos acontecem nos comitês de Diversidade, de Qualidade no Atendimento e de Desenvolvimento Sustentável, sempre com a participação dos colaboradores. E, para entender e aprimorar constantemente as relações humanas, a Pesquisa Pulse ocorre trimestralmente com todos os times para identificar o sentimento atual dos profissionais com a organização como um todo.

Sobre a Fundacred
Ao longo de seus 49 anos de atuação no segmento de crédito educacional, a Fundacred, fundação sem fins lucrativos, vem ajudando a transformar o acesso à educação no Brasil. Com mais de 250 Instituições de Ensino Superior conveniadas em diversos estados, já modificou a realidade de cerca de 90 mil estudantes, apostando na educação como ferramenta de transformação e responsabilidade social. A Fundação é uma das certificadas pelo Instituto Great Place to Work, que anualmente reúne as melhores companhias para se trabalhar na opinião de funcionários e a partir da análise detalhada de cada setor. Desde 2017, a Fundacred fomenta e desenvolve iniciativas conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU, sendo também uma signatária do Pacto Global. Mais informações em: www.fundacred.org.br.