Família
10/10/2016 10h00
Como se livrar de pulgas e carrapatos
Além de incômodos, esses parasitas podem causar doenças muito graves no seu cão.
Por Nosso Bem Estar

O grande perigo desses pequenos parasitas é que, quando percebemos, nossos pets já estão infestados por colônias deles
Pulgas e carrapatos são parasitas externos que causam um terrível incômodo no seu cão, e que podem desencadear sérias doenças. Além de anemia, esses parasitas podem passar vermes, causar infecções e causar doenças graves, como a febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela), a babesiose e a erliquiose canina.
No artigo de hoje, vamos falar sobre como evitar que pulgas e carrapatos parasitem o seu pet, e quais as opções naturais disponíveis para deixar o ambiente da sua casa sempre limpo. Confira!
Como se livrar das pulgas do seu cão
O grande perigo desses pequenos parasitas é que, quando percebemos, nossos pets já estão infestados por colônias deles e, nessa fase, é muito mais difícil se livrar dos inconvenientes bichinhos. Isso acontece porque só vivem no animal as pulgas adultas, enquanto os ovos, as larvas e as pupas se desenvolvem no ambiente que seus cães frequentam, principalmente nas frestas entre assoalhos e tacos de madeira. Por isso, a estratégia de combate às pulgas deve incluir todas as etapas de desenvolvimento do parasita.
Se livrando das pulgas do seu cão
Para o seu cão, você pode fazer um combo de shampoos antipulgas com comprimidos. Os comprimidos são soluções modernas e bastante eficientes, pois levam o remédio para o sangue do seu pet que envenena as pulgas, matando-as após as picadas.
O ideal é que o seu pet receba o comprimido no veterinário ou pet shop, aguarde em um local reservado por cerca de 30 minutos a uma hora e, após esse prazo, receba um belo banho com shampoo e sabonetes antipulgas. É importante ligar para o pet shop ou veterinário com antecedência e avisar que está levando um animal com pulgas para que eles possam se preparar para recebê-lo. Se colocado junto com outros animais, seu pet pode passar as pulgas para eles.
Enquanto seu pet está recebendo os cuidados no pet shop, aproveite para tratar a sua casa!
Se livrando das pulgas da sua casa
Primeiro, retire todos os cobertores, edredons, roupinhas e a caminha do seu pet e lave-as muito bem. Esse procedimento matará todos os parasitas e ovos que estão presos nos pertences do seu cão. Em seguida, afaste todos os móveis da casa e passe aspirador com cuidado, dando maior atenção para cômodos como assoalho, pisos de madeira e espaços pouco iluminados.
Assim que terminar de passar o aspirador, é importante retirar o saco, amarrá-lo muito bem e levá-lo para fora de casa, evitando, assim, que as pulgas escapem e voltem para dentro da sua casa.
É importante lembrar que devemos tratar o nosso cão e limpar a nossa casa apenas com produtos liberados para uso veterinário. Preserve a saúde do seu pet!
Você já teve problemas com pulgas no seu pet? Como resolveu? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!