AGENDA
27/06/2016 09h00
6 dicas para dar banho no seu pet sem bagunça
Os banhos são os momentos ideais para fortalecer laços e cuidar da saúde do seu pet
Por Nosso Bem Estar

Muitas pessoas nunca deram banho em seu pet em casa, ou têm muita dificuldade para fazê-lo, acabando perdendo horas a fio e só conseguindo muita bagunça e um cachorro secando pela casa
Muitas famílias estão apertando os cintos dentro de casa por conta da crise, e um dos itens do orçamento que mais pesam são os gastos com o pet. Quem tem cachorro ou gato em casa sabe: é a ração, o banho semanal ou quinzenal, a ida ao veterinário, antipulgas e vacinas, totalizando um importante montante ao final do mês.
E, como fica difícil economizar em muitos desses itens essenciais para a saúde do seu pet, o banho no pet shop é aquele que acaba sendo cortado primeiro. No entanto, muitas pessoas nunca deram banho em seu pet em casa, ou têm muita dificuldade para fazê-lo, acabando perdendo horas a fio e só conseguindo muita bagunça e um cachorro secando pela casa.
O mais importante é: se o banho for dado em casa, ele deve seguir todos os passos. Caso seu animal seja de grande porte ou pelo longo, é possível espaçar os banhos, mas nunca o deixe molhado secando sozinho ou sem uma escovação adequada.
Para ajudar você nessa tarefa separamos no artigo de hoje 6 dicas para dar banho em cães em casa. Confira:
1. Comece pelos ouvidos
Entrar água no ouvido de cães pode ser algo muito perigoso, causando inflamações e irritações. Por isso, sempre comece limpando os ouvidos externamente (apenas um veterinário poderá limpar a parte interna), e aproveite para deixar um chumaço de algodão em cada orelha para proteger o ouvido durante o banho.
2. A escovação sempre precede o banho
Antes de colocar o seu pet debaixo do chuveiro é preciso escovar toda a sua pelagem. Esse processo não vai apenas remover todos os pelos mortos, mas ajudará na absorção do shampoo e do condicionador e na hora da secagem correta. Utilize uma escova macia para cães de pelo curto, e a de metal para cães com pelos longos e lisos.
3. Temperatura da água
A água deve estar sempre morna. A temperatura fria pode deixar os cães doentes, enquanto a água quente pode queimar a pele e irritar mucosas. O chuveiro é uma excelente opção para dar banho em pets, já que é um ambiente fechado que impede os medrosos de fugirem, e que possibilita um excelente controle da temperatura da água. Além disso, o chuveirinho acoplado em muitos chuveiros facilita a retirada de água da cabeça, sem molhar o focinho e os olhos.
4. Shampoo e condicionador
Devem ser usados apenas e exclusivamente produtos desenvolvidos para uso pet. Os produtos para humanos podem irritar a pele e causar lesões. Passe o shampoo duas vezes, sempre no sentido do rabo para a cabeça, esfregando bem. Essa e a hora de checar se o seu animal está com lesões na pele, machucados, falhas na pelagem e caroços pelo corpo. Na hora do condicionador, tenha cuidado para remover todo o produto ao final e, se achar necessário, essa é a hora de passar a escova para tirar os últimos nós dos pelos.
5. Secagem
Seque o máximo que conseguir dos pelos com uma toalha grande. Depois utilize o secador na temperatura média, e longe do corpo do animal, para secar a pelagem. Essa etapa é uma das mais importantes do banho, pois caso não seja feita corretamente, pode causar doenças de pele e permitir a instalação de colônias de fungos e ácaros, prejudicando a saúde do seu animal.
6. Hora do mimo!
Banho dado e pelagem seca? Chegou a hora de mimar o seu pet para que ele continue adorando tomar banho. Vale levar para passear, brincar bastante no quintal e oferecer biscoitos e aperitivos especiais para eles.
Sua família costuma dar banho nos pets em casa? Qual a dica de vocês para um banho perfeito? Compartilhe conosco nos comentários!