AGENDA

08/11/2021 13h26

“Para ler um novo mundo"

A 67ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece em formato híbrido, presencial e online, de 29 de outubro a 15 de novembro de 2021.

Por NBE Divulgação

Divulgação
Feira livro poa

Feira do Livro de Porto Alegre é considerada uma das maiores feiras de livro à céu aberto da América Latina. Após uma edição longe do contato com os leitores em 2020,

em 2021 volta para a Praça da Alfândega, com atividades e vendas online e presenciais, respeitando os protocolos sanitários. 

A edição de 2021 tem como patrono o jornalista e escritor, Fabrício Carpinejar e o sugestivo tema “Para ler um novo mundo".

 

Confira a programação dos últimos dias da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre 

10 de novembro

18h - Para celebrar Moacyr Scliar 

Com Abrão Slavutzky, Luís Roberto Amabile e Sergius Gonzaga

Para marcar os 10 anos de falecimento de Moacyr Scliar, um dos mais importantes escritores gaúchos de todos os tempos, a Feira do Livro organiza uma atividade especial. Com participação do psicanalista Abrão Slavutzky e dos professores Sergius Gonzaga e Luís Roberto Amabile. Uma oportunidade para prestar uma homenagem e relembrar a sua vida e a sua obra.

19h30 - O eco dos afetos perturbadores

Com Natalia Timerman, Diana Corso e Júlia Corso

A literatura, desde sempre, é permeada de histórias trágicas de mulheres abandonadas. E esta é a premissa de “Copo vazio” (Todavia, 2021), de Natalia Timerman. O romance conta a história de uma mulher inteligente e bem-sucedida e mostra, sem constrangimentos, a sua vulnerabilidade ao envolver-se amorosamente. Nesta atividade, a autora fala sobre ghosting, solidão e obsessão. Mediação da psicanalista Diana Lichtenstein Corso e da jornalista Julia Corso.

11 de novembro

18h - Uma utopia-distópica sobre a atualidade

Com Patricia Portela e Milton Ribeiro

Há algo de memória, fantasia, registro, invenção, utopia e distopia na obra da portuguesa Patricia Portela. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, é autora de “Duas úteis” (Dublinense, 2019), “A coleção privada de Acácio Nobre” (Dublinense, 2017) e de “Hífen” (no prelo). Nesta atividade ela conversa sobre seus livros e estilo narrativo. Mediação do escritor e livreiro Milton Ribeiro (“Abra e leia” / Zouk, 2021).

19h30 - Memória, sensibilidade e ancestralidade negra

Com Djamila Ribeiro e Dóris Soares

Nesta atividade, Djamila Ribeiro topou uma missão especial: falar sobre o seu trabalho como escritora para contar sobre a criação do mais pessoal e sensível dos seus livros – “Cartas para minha avó” (Companhia das Letras, 2021). Assim fala sobre raízes, memória, ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos. Mediação de Dóris Soares (“Gotas de chuva encontram o mar” / Editora Venas Abiertas, 2020).

12 de novembro

19h30 - Uma abordagem multidimensional do racismo 

Com Jessé Souza, Nina Fola e Daniel Quadros

Em “Como o racismo criou o Brasil” (Estação Brasil, 2021), Jessé Souza mostra a versão mais madura de sua interpretação sobre a sociedade brasileira, baseada em mais de 40 anos de estudos teóricos e empíricos. Para ele, compreender efetivamente o racismo, e não apenas mostrar que ele existe, significa demonstrar como ele destrói o reconhecimento social e a autoestima de que todos nós necessitamos para levar uma vida digna deste nome. Mediação da socióloga Nina Fola e do jornalista Daniel Quadros.

13 de novembro

18h - O universo feminino com humor e leveza 

Com Marian Keyes e Maristela Scheuer Deves

Conhecida por seus livros do gênero chick lit, a irlandesa Marian Keyes já vendeu mais de 22 milhões de livros no mundo todo. Autora de “Melancia” (BestBolso, 2009) e de “Adultos” (Bertrand Brasil, 2021), seus romances são leves e divertidos, mas também abordam assuntos delicados do universo feminino. Alguns de seus temas centrais são luto, depressão pós-parto, violência doméstica e traição. Mediação da jornalista Maristela Scheuer Deves.

19h30 - Luto, saudade e esperança 

Com Fabrício Carpinejar, Maria Carpi, Lelei Teixeira e Luiz Gonzaga Lopes

Após focar na relação entre amigos, entre pais e filhos, entre marido e mulher, é chegada a hora de falar sobre aquela que é a única certeza que temos nessa vida: a morte. Em seu novo livro, “Depois é nunca” (Bertrand Brasil, 2021), o patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. Nesta conversa ele fala sobre perda, conquistas e sua relação com os livros e a Feira. Participação de Maria Carpi (“O que resta está por vir” / AGE, 2019) e mediação dos jornalistas Lelei Teixeira e Luiz Gonzaga Lopes.

14 de novembro

18h - Felicidade, sim – Sarau poético-musical

Com Márcia Ivana Lima Silva, Cíntia Moscovich, Jane Tutikian, Christina Dias, Luciana Éboli, Diomara e Loma

Edição do Sarau das Gurias, com leitura de textos e poemas, comentários e músicas para falar sobre felicidade. É justamente no momento em que a humanidade vive a crise de valores e a pandemia que precisamos falar em felicidade. Simplesmente porque ela existe, sim.  Participação das patronas da Feira Cíntia Moscovich (“Essa coisa brilhante que é a chuva” / Record, 2012) e Jane Tutikian (“Um time muito especial” / Atual, 2019) e da escritora Christina Dias (“O galinheiro do Bartolomeu / Sowilo, 2020). Com leituras dramáticas de Luciana Éboli e músicas com a cantora Loma e a pianista Dionara Fuentes. Coordenação da professora Márcia Ivana Lima Silva. 

19h30 - Tempo para digerir e entender as relações humanas 

Com Igor Pires e Tobias Carvalho

O autor nacional de ficção mais lido em 2020, Igor Pires lança o quarto livro da série “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente”. Em “Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse” (Alt, 2021), fala sobre amor, amar e deixar ir, ser intenso e abraçar a sua intensidade. Mediação de Tobias Carvalho (“Visão noturna” / Todavia, 2021).

15 de novembro

18h - A leitura na primeira infância, mesa-redonda

Como os eventos literários criam memórias afetivas, estimulam a leitura e influenciam
na formação do indivíduo, com Tatiana Zaccaro

Quem disse que bebê não lê? Práticas sobre Literatura e mediação de leitura na
primeira infância, com Alessandra Pontes Roscoe

Mediação: Nóia Kern
Promoção: Petrobras Cultural

19h30 –  A AGES vai à Feira – Encontro com quem faz leitores 

As Feiras do Livro do RS no pós-pandemia, com Helô Bacichette e Aline de Medeiros. 

O Rio Grande do Sul antes da pandemia era o Estado que realizava o maior número de feiras do livro no Brasil. Como enfrentar o desafio da sua qualificação e do seu financiamento no pós-pandemia?

Promoção: Associação Gaúcha de Escritores 

20h30 - Encerramento da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre
A Câmara Rio-Grandense do Livro encerra a edição 2021 da Feira do Livro de Porto Alegre. 

X