Planeta

13/10/2021 13h55

Guias orientam para uma alimentação adequada e saudável

O NOSSO Bem Estar selecionou três cartilhas para você ampliar seus conhecimentos sobre a alimentação que faz bem pra você e para o Planeta.

Por NBE

Arte Voxmidia sobre foto Pixabay
Guias

Com o objetivo de reforçar a importância da alimentação adequada e saudável,

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC está em campanha para divulgar o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

 

Elaborado com base em evidências científicas, o Guia classifica os alimentos em quatro categorias e alerta para as consequências do consumo dos ultraprocessados e sua relação com o ganho de peso, doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.

 

O IDEC é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos. Foi fundado em 1987 por um grupo de voluntários com a missão de orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos. 

 

TEM VENENO NESSE PACOTE

Para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre a contaminação de alimentos ultraprocessados , o IDEC disponibiliza a cartilha Tem Veneno nesse Pacote.

A cartilha é resultado de pesquisa idealizada pelo Instituto para alertar os consumidores que os produtos ultraprocessados também podem estar (muito) contaminados com agrotóxicos.

Para isso, o Instituto decidiu testar 27 produtos alimentícios consumidos pelos brasileiros. A análise foi feita com um produto de cada tipo e é apresentada com as marcas correntes no mercado.

 

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

A organização ambiental internacional WWF lançou uma cartilha didática para ensinar sobre como fazer boas escolhas para você e para o Planeta através da alimentação.

Através de personagens da Turma da Mônica, a cartilha ensina de onde vêm os alimentos e traz uma tabela de quais os alimentos são produzidos mês a mês, incentivando os consumidores a ingerir alimentos frescos.

Os Guias podem ser consultado/baixado de forma gratuita

O Guia Alimentar para a População Brasileira

Veneno no Pacote 

Alimentação - como fazer boas escolhas para você e para o Planeta 

X