Planeta

14/09/2021 09h10

Dia Mundial da Limpeza

Desde 2018, 50 milhões de pessoas no mundo já saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.

Por NBE

NBE
Dia mundial da limpeza

O Dia Mundial da Limpeza será realizado em 2021 no dia 18 de setembro. Essa é a quarta edição dessa iniciativa que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. 

 

No Brasil, o movimento é encabeçado pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que atua no país como parceira do movimento global Let’s do It.

O Instituto se empenha para o crescimento de ações de limpeza por um mundo sem lixo, mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos. Como resultado, já engajou ações em mais de 1.200 cidades com a participação de cerca de 650 mil pessoas, coleta de 1.220 toneladas de resíduos e impactos em mais de 20 milhões de pessoas através de diversas campanhas.

 

FORMAÇÃO DE REDES

A ideia do movimento é engajar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O Dia Mundial da Limpeza não propõe apenas os mutirões de limpezas, mas também a formação de uma rede de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. 

No site da entidade é possível identificar maneiras de se envolver e contribuir para a causa e de se cadastrar como voluntário.

X