Planeta

11/09/2021 10h18

Ailton Krenak lança mais uma flecha para “adiar o fim do mundo”

Vídeo O SOL E A FLOR fala da profunda interação dos raios cósmicos com a matéria verde, que transformam a Terra em um supra organismo vivo

Por NBE

Reprodução Flecha
Flecha

A websérie A Flecha Selvagem é composta de seis filmes de 15 minutos, que reúnem trechos de rodas de conversa do evento chamado “Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida”, resgatando pensamentos e reflexões sob as perspectivas científicas, mitológicas e ancestrais, numa linguagem especial.

A websérie é composta por uma narrativa na voz do líder autor e pensador indígena   Ailton Krenak, com animação produzida com as ilustrações de Lívia Serri Francoio  e trilha sonora original. A idealização é de Anna Dantes, diretora da Dantes Editora.

A primeira flecha A SERPENTE E A CANOA foi lançada ainda no primeiro semestre e a

segunda flecha - O SOL E A FLOR – no final de julho. Outras quatro fechas serão lançadas até o final do ano.

O SOL E A FLOR associa diferentes visões sobre a relação do SOL com a vida na Terra. A partir de trechos do livro BIOSFERA, de Vladimir Verndasky, Ailton Krenak narra sobre a profunda interação dos raios cósmicos com a matéria verde, que transformam a Terra em um supra organismo vivo.

Uma visão da vida onde tudo está absolutamente relacionado, das cianobactérias ao ozônio. A fotossíntese se apresenta como chave de manutenção do equilíbrio dinâmico e para a regulação da Biosfera.

A Teoria de Gaia flui em diálogo com a suspensão do céu na compreensão yanomami. Para além da narrativa científica, é uma flecha propulsionada, em sua essência, pela narrativa Guarani sobre Nhanderu, o desdobramento do escuro em sol e do sol em flor.

A arte também está representada. Essa flecha apresenta obras de vários artistas brasileiros e estrangeiros: Olafur Eliasson, Daiara Tukano, Abraham Palatnik, Wassily Kandinsky, Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Bianca Lee Vasquez, Gabriela Machado, Hilma Klint, Claudia Andujar, George Love, Bia Monteiro e Flávia Aranha.

Assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=_jVxOs70hpQ

 

X