Saúde Integral

25/08/2021 08h00

Feira Ecológica do Bom Fim comemora 30 anos

Clientes foram convidados a postar imagens da feira. As mais curtidas vão receber cestos de orgânicos.

Por Nosso Bem Estar

Eugenio Hansen – OFS
Feira bom fim

Feira Bom Fim

A Feira Ecológica do Bom Fim, em Porto Alegre, completa 30 anos neste mês de agosto e para celebrar a data foi criado um CONCURSO DE IMAGENS exclusivo para o Instagram.
As fotos mais curtidas dentro do perfil instagram.com/feiraecologicadobomfim vão receber cestos de orgânicos no sábado, 28, mas vale a pena visitar o mosaico de imagens lindas publicadas pelos frequentadores da feira.

A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) foi criada dois anos após o surgimento da Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), idealizada pela Cooperativa Ecológica Colmeia.  Ambas acontecem lado a lado todos os sábados pela manhã, compondo a maior feira nesses moldes na América Latina.

Olhando de fora, frequentadores enxergam uma só feira, gigante e diversa, com quase 140 bancas. No entanto, são dois sistemas distintos de organização: a FEBF é fruto da união de diversas associações e cooperativas e a FAE opera sob o guarda chuva da Associação Agroecológica.

A Feira Ecológica do Bom Fim, localizada na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha, germinou em número de expositores e diversidade, contando atualmente com 94 boxes/bancas, com produtos 100% orgânicos e certificados, e a participação de cerca de 300 pessoas na venda direta.

No espaço, famílias de agricultores organizadas em cooperativas e associações oriundas de Porto Alegre, região Metropolitana, Serra gaúcha, Litoral norte, entre outras localidades do Estado, levam o resultado de sua produção para consumo todos os sábados, inclusive feriados, das 7h às 13h, independente de chuva ou tempo ruim.

A gestão do coletivo é feita por uma Comissão de Feira, cujos representantes são escolhidos por votação entre os feirantes. Existe ainda uma Comissão de Cultura e Divulgação, responsável pela promoção das propostas e conceitos que regem a FEBF. As comissões são compostas por cinco integrantes cada uma.

Em junho de 2019, as feiras ecológicas da Redenção foram reconhecidas pela Lei Estadual Lei nº 15.296 como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

X