Saúde Integral

13/08/2021 08h00

Intestino & Ansiedade

O bom funcionamento do intestino é fundamental para o controle da ansiedade

Por Débora Corrêa

Freepik / NBE
Ansiedade

Intestino & Ansiedade

Já ouviu falar que o intestino é o nosso segundo cérebro? Isso porque temos um eixo conhecido como intestino-cérebro, que conecta o sistema nervoso central ao Sistema Nervoso Entérico (SNE).  

O SNE atua como o sistema nervoso do intestino. Não só ajuda a regular os processos no trato gastrointestinal, como também se reflete em nossas emoções e comportamentos através do vínculo com o cérebro.

Nosso intestino é habitado por milhões de microorganismos, portanto, é muito importante mantermos a saúde desse órgão em dia. Alguns alimentos são grandes aliados para o bom funcionamento do trato intestinal, tais como aveia, psyllium, kombucha, biomassa de banana verde, mamão, iogurte com lactobacilos e kefir, entre outros.

Além disso, o intestino é responsável pela produção de 70% da serotonina (hormônio do bem-estar). Um intestino saudável é sinônimo de bom humor e ansiedade controlada. Atente para alguns alimentos que podem ajudar no equilíbrio físico e mental. E, claro, consuma com moderação:

Alimentos que ajudam no combate a quadros de ansiedade

- Banana, espinafre, chocolate amargo (70% ou mais), frutas vermelhas, sardinha, atum, salmão e cereais integrais.

Alimentos que podem intensificar quadros de ansiedade

- Açúcar e doces em geral;
- Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
- Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
- Cafeína (presente no café, chá mate, chá verde e chá preto);
- Bebidas alcoólicas;
- Embutidos: salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru.

Nutrientes em foco para a prevenção da ansiedade

Triptofano
É um aminoácido que auxilia na produção da serotonina (neurotransmissor do bem-estar) e previne a ansiedade, estresse, depressão e insônia. Encontrado em diversos alimentos como: banana, chocolate amargo,  peixes, carnes, ovos, castanha, nozes, amêndoas.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B - especialmente a B6, B12 e o ácido fólico - são importantes reguladoras do sistema nervoso e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos como arroz integral e aveia, bem como em outros alimentos como banana, espinafre e demais vegetais verdes.

Ômega 3
É um tipo de gordura poliinsaturada que tem a capacidade de atenuar respostas inflamatórias através da redução da produção de citocinas pró-inflamatórias. Como não produzimos esse tipo de gordura, é muito importante consumirmos alimentos fontes como sardinha, atum, salmão, linguado, linhaça e nozes.
 
Magnésio
É um mineral essencial para o corpo humano. Está envolvido em mais de trezentas reações metabólicas no organismo. Ele é responsável pela regulação dos hormônios - principalmente o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Também participa do processo de conversão do triptofano em serotonina. Pode ser encontrado em fontes como arroz integral, grão-de-bico, castanha-do-pará, ervilha, espinafre, semente de abóbora, cacau em pó, amendoim, nozes, banana, abacate e semente de girassol.

*Débora Corrêa é nutricionista
 

X