Planeta
25/03/2021 08h00
Vivência na Aldeia online
O primeiro Festival Vivência na Aldeia acontece em formato online ao longo dos meses de março e abril, sempre aos finais de semana, às 16 horas. A participação é aberta e gratuita
Por Nosso Bem Estar

Vivência na aldeia online
Cada dia tem uma atividade diferente, ministradas pelas famílias da Aldeia Tapirema (SP). No dia 27 de março será abordada a Culinária Indígena Tupi Guarani com direito a aprender a receita do Txu’u, comida tradicional tupi guarani feita à base de banana verde.
Dia 28 de março é hora de aprender sobre as Brincadeiras e a Educação Indígena. “Brincar na aldeia é aprendizado, brincar ensina a como viver em comunidade, a viver na mata, a sobreviver e os curumins da Aldeia ensinarão seu modo de vida livre, brincadeiras educativas e a educação diferenciada na Aldeia”, diz o texto de apresentação.
NOVOS TEMAS EM ABRIL
Em abril estarão sendo abordados os temas: sobrevivência na mata, roda de conversa com os mais velhos, oficina de artesanato, fitoterapia indígena, grafismo e pintura indígena.
O Festival se propõe a “conectar pessoas de bom coração em uma singela jornada online de expansão de conhecimentos, troca de saberes e amor pela terra”.
A cultura dos povos indígenas está profundamente ligada a práticas relacionadas à terra e à natureza. Seus cantos, sua dança, sua culinária, sua medicina e sua espiritualidade constituem uma rede de práticas que compõe o modo de vida tradicional de cada povo.
Os elementos da cultura Tupi Guarani se manifestam através de práticas coletivas com a natureza: o plantio, a colheita e a preparação dos alimentos; a medicina que cura através das plantas; a espiritualidade manifestada no diálogo entre humanos e não-humanos, onde “não-humano” refere-se à mata, aos animais, aos sonhos e à memória dos antepassados; os cantos e da dança, expressões artísticas que trazem em si o sagrado, a história e a identidade étnico-cultural Tupi Guarani. Um povo que protege, luta, resiste e inspira!
Para saber mais e inscrever-se acesse AQUI
Com - Vivência na Aldeira.org