Planeta

11/03/2021 12h00

Os céus dos povos originários

Mostra combina saberes tradicionais, observação astronômicas, arte e o universo lúdico e criativo das crianças.

Por Nosso Bem Estar

João Felipe
Joao felipe arte indigena

Os céus dos povos originários

“Os céus dos povos originários” é uma exposição virtual constituída por 30 imagens e histórias sobre céus e terras, contadas por crianças e adolescentes de idade entre 5 e 15 anos sobretudo em meio ao contexto de pandemia. São membros de doze povos indígenas residentes em nove estados brasileiros que, nos meses de setembro e outubro de 2020, se engajaram na iniciativa do Museu de Astronomia e Ciências Afins e do Museu do Índio,  ambos no Rio de Janeiro. 

A mostra combina saberes tradicionais, observação astronômicas, arte e o universo lúdico e criativo das crianças. Com muitas cores e formas, os desenhos expressam a forma como essas crianças e adolescentes percebem o céu e os seus elementos mais marcantes. 

As mensagens enviadas pelas crianças e adolescentes desta mostra reafirmam a importância da unidade entre terra e céu, natureza, animais e pessoas, e suas relações com as realidades e narrativas.

As imagens denotam que, para essas crianças, todos os elementos que permeiam o mundo estão relacionados: sem terras, não há céus.

Conheça a exposição em https://mast.br/ceus-originarios/

X