Saúde Integral

03/03/2021 08h00

Prisão de ventre: veja como a alimentação pode ajudar

Incluir verduras, legumes e muita água é uma estratégia poderosa para facilitar a evacuação.

Por Nosso Bem Estar

Sponchia/Pixabay/NBE
Eat 2834549 1280

Prisão de ventre: veja como a alimentação pode ajudar

A prisão de ventre afeta muitas pessoas e, geralmente, está relacionada com os hábitos alimentares. O problema é caracterizado pela baixa frequência de evacuação, fezes ressecadas e dores ao evacuar, e pode comprometer a qualidade de vida.

É importante dar atenção à dieta, já que o consumo de fibras e líquido é essencial para o correto funcionamento do intestino. Por outro lado, há alguns alimentos que podem favorecer a prisão de ventre. Se você sofre com esse desconforto, continue a leitura e veja como resolver esse problema!

A microbiota intestinal 

O nosso organismo é complexo e precisa que diversos componentes estejam equilibrados para funcionar corretamente. Um deles é microbiota intestinal, que está relacionada a um conjunto de bactérias que atuam para o funcionamento ativo do órgão.

Essas bactérias benéficas são chamadas de microbiota e agem sobre as fibras para manter o intestino saudável. Elas são responsáveis pela proteção do organismo, impedindo a colonização de bactérias nocivas, entre outras funções.

O desequilíbrio na microbiota pode causar diarreia, gases e prisão de ventre. Por isso, é necessário manter uma dieta equilibrada — com a ingestão de fibras solúveis e insolúveis, entre outros nutrientes — para incentivar a reprodução e o crescimento das bactérias boas. 

Alimentos que contribuem para o funcionamento do intestino

A ingestão de fibras é essencial para o funcionamento do intestino. Sendo assim, priorizar alimentos ricos nesse elemento deixará as idas ao banheiro menos desconfortáveis. Além disso, é fundamental ingerir cerca de 2 litros de água por dia para que a atuação das fibras seja eficaz. 

Legumes e verduras

Incluir verduras e legumes nas refeições é uma estratégia poderosa para facilitar a evacuação. Alimentos, como alface, couve e abobrinha têm propriedades benéficas para o corpo e alto teor de fibras. Para aproveitar todos os benefícios, a dica a priorizar as versões cruas. Outra recomendação é que o consumo seja frequente, sendo assim, procure incluir, pelo menos, um item desse grupo nas refeições diárias. 

Frutas

As frutas também são significativas para aliviar a prisão de ventre. Ameixa, natural ou seca, é uma das mais conhecidas para lidar com a constipação, pois ela facilita o trânsito intestinal, aumenta a frequência de evacuação e contribui para uma microbiota saudável.

O mamão é outro alimento positivo para o intestino, assim como ingerir frutas com casca, o que aumenta a quantidade de fibras no organismo e ajuda na formação do bolo fecal e na evacuação.

Abacate e kiwi são mais algumas frutas que valem a pena incluir na dieta. A primeira tem propriedades laxativas e é rica em gordura saudável, que auxilia na lubrificação das fezes. Já o kiwi também tem uma boa quantidade de fibra e contribui para o aumento do volume de fezes e o movimento intestinal, facilitando a evacuação. 

Cereais 

Aveia, arroz integral e chia são alguns dos cereais que podem ajudar a lidar com a prisão de ventre, pois são ricos em fibras. A aveia, por exemplo, é bastante benéfica para o organismo — além do alto teor de fibra, tem proteínas, vitaminas e sais minerais. A sugestão é consumir cerca de 3 colheres de sopa por dia.

A semente de chia é outra opção para lidar com a constipação intestinal, além disso, é rica em ômega 3, ferro, cálcio, potássio, entre outros elementos. Para consumi-la, você pode colocar uma colher de sobremesa em sucos ou iogurtes. Contudo, vale lembrar que a ingestão de cereais deve estar aliada com a de líquidos, para que o componente seja absorvido corretamente.

Alimentos que podem causar prisão de ventre

Alguns alimentos são bastante conhecidos por prender o intestino. É o caso da batata, por exemplo, que tem uma quantidade de fibra muito baixa, o que impede a formação das fezes.

Outro item que precisa de atenção é o arroz branco. Ele faz parte da refeição de muitos brasileiros, contudo, pode se tornar um vilão e causar prisão de ventre, pois, assim como a batata, tem baixa quantidade de fibras. Para comer o alimento sem problema, a dica é evitar incluir outros componentes que causem prisão de ventre no prato, ou optar pelo arroz integral.

Além de priorizar alimentos ricos em fibras, é preciso tomar um certo cuidado com outros itens que podem causar constipação, especialmente aqueles que tenham excesso de farinha branca, açúcar e gordura, tais como refrigerante, bolo, biscoitos, pães, fast food, salgados fritos etc.

Ao adotar hábitos alimentares saudáveis e manter uma dieta equilibrada, é possível evitar a prisão de ventre. Além disso, não se esqueça de praticar exercícios e beber bastante água.

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva pra gente! 

X