Planeta

11/02/2021 08h00

Holanda quer ‘decrescer’ a economia

País europeu projeta ações para o futuro em busca de uma composição econômica mais solidária e menos predatória

Por Nosso Bem Estar

DJEDJ/PIXABAY/NBE
Canal 2659062 1280

Holanda quer ‘decrescer’ a economia

A Holanda pode se tornar um laboratório de um “novo” modelo que visa “decrescer” a economia como forma de sustentabilidade. O projeto é inspirado em estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que tem como princípio “prosperar em equilíbrio com o planeta”.

Segundo o periódico EL Clarín de Chile, existem cinco eixos centrais no desenvolvimento da ideia econômica baseada no decrescimento. São eles:

1. Passar de uma economia focada no crescimento do PIB, a diferenciar entre setores que podem crescer e requerem investimentos (setores públicos críticos, energias limpas, educação, saúde) e setores que devem decrescer radicalmente (petróleo, gás, mineração, publicidade, etc.).

2. Construir uma estrutura econômica baseada na redistribuição. Que estabelece uma renda básica universal, um sistema universal de serviços públicos, um forte imposto sobre a renda, ao lucro e à riqueza, horários de trabalho reduzidos e trabalhos compartilhados, e que reconhece os trabalhos de cuidado.

3. Transformar a agricultura para uma regenerativa. Baseada na conservação da biodiversidade, sustentável e baseada em produção local e vegetariana, ademais de condições de emprego e salário justas.

4. Reduzir o consumo e as viagens. Com uma drástica mudança de viagens luxuosas e de consumo desenfreado, a um consumo e viagens básicas, necessárias, sustentáveis e satisfatórios.

5. Cancelamento da dívida. Especialmente de trabalhadores e donos de pequenos negócios, assim como de países do Sul Global (tanto a dívida a países como a instituições financeiras internacionais).

Com informações do portal RBA.

X