Família

15/12/2020 07h00

Natal e a ternura moldada em biscoitos

Entre na brincadeira, chame a gurizada e coloque a mão na massa

Por Nosso Bem Estar

Kuesi e Mrsiraphol/FreepIk/NBE
Gs dez grandma cooking christmas cookies her grandson

Natal e a ternura moldada em biscoitos

Assar os famosos biscoitos de gengibre de Natal (Gingerbread Man, em inglês, ou boneco de gengibre) não é uma tradição brasileira - na verdade, o costume é típico do hemisfério norte. Mas muita gente já adotou o hábito e acabou se encantando não só com a receita - aromática e saborosa - mas principalmente com a atmosfera aconchegante que surge toda vez que deixamos o cheirinho de uma fornada tomar conta da casa.

Para os pequenos, é pura diversão: o preparo vira brincadeira e eles adoram ter na árvore um enfeite natalino que pode ser devorado depois da festa (sim, basta um pequeno furo na parte superior dos biscoitos para que eles se transformem nos protagonistas do pinheirinho).

Para nós adultos, é aquela mistura indecifrável, que mescla o aroma das especiarias, os risos das crianças na cozinha e doses gigantescas de afeto que vão sendo impressas na alma.

Então, que tal esquecer a bagunça na cozinha ou o receio de errar o ponto? Entre na brincadeira, chame a gurizada e coloque a mão na massa. Porque Natal é, acima de tudo, um momento para fortalecer laços e expandir o amor, em todas as suas formas. Quem sabe, até mesmo moldado com ternura por mãos cuidadosas, num pequeno boneco de gengibre.

BISCOITOS DE GENGIBRE 

INGREDIENTES:

100 g de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de mel

1 pitada de sal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de gengibre em pó

1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

1 colher (de chá) de canela em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 ovo batido

MODO DE PREPARO:

Misture a manteiga, o açúcar mascavo e o mel e leve ao fogo baixo, mexendo até obter uma calda. Reserve. Enquanto isso, penere a farinha, o sal, o gengibre e o bicarbonato numa tigela e em seguida, acrescente a calda e o ovo. Mexa bem até obter uma massa uniforme.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 12 horas. Após, abra a massa numa superfície enfarinhada (0,5 cm de espessura) e corte os biscoitos utilizando cortadores diversos.

Distribua os biscoitos em formas untadas e enfarinhadas, deixando um espaço de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido a 180° e asse por cerca de 10 minutos.

X