Bem-estar

24/11/2020 07h00

Arte e pesquisa Covid

Arte e pesquisa ajudam a enfrentar o vírus com saúde mental

Por Nosso Bem Estar

Divulgação
Ve%cc%82nus

Vênus

No entendimento de que expressões artísticas ajudam a promover saúde mental e bem-estar em contexto de distanciamento social, três publicitários da Espanha criaram o Covid Art Museum , um perfil colaborativo no Instagram que reúne obras de arte sobre a pandemia do novo coronavírus.

Os trabalhos refletem a vida em quarentena, o medo da contaminação, a saudade do contato físico, o desgaste de profissionais de saúde, a solidariedade em tempos difíceis, entre outros.

Artistas do mundo todo podem submeter suas peças por meio de um formulário disponível na descrição da página. Ao enviar a peça, o artista descreve qual sentimento motivou a sua criação, o que muitas vezes é compartilhado junto à postagem.

PESQUISA COVID

Outra iniciativa interessante é a de investigar como as pessoas de diferentes países estão enfrentando a pandemia do novo coronavírus e como está se estado mental.

O Brasil participa de uma pesquisa internacional sobre este tema. A pesquisa está sendo realizada pelo Grupo de Salutogênese da International Union for Health Promotion and Education (IUHPE) e a Society for Theory and Research on Salutogenesis (STARS). O estudo no Brasil é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unicesumar. Além disso, universidades da Holanda, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Estados Unidos, também estão participando da pesquisa.

A pesquisa é aberta para maiores de 18 anos. Para participar, acesse AQUI.

X