Saúde Integral
12/11/2020 07h00
O companheiro de todas as horas
“O uso dessa bebida é geral aqui. Toma-se ao levantar da cama e depois várias vezes ao dia. A chaleira de água quente está sempre ao fogo e logo que um estranho entra em casa se lhe oferece o mate”.
Por Nosso Bem Estar
.jpg?1604945767)
O companheiro de todas as horas
Assim foi relatado o chimarrão pelo naturalista francês Auguste de Saint Hilaire em sua passagem pelo solo gaúcho por volta do ano de 1820, quando realizava sua expedição pela América do Sul.
A bebida símbolo do Rio Grande do Sul é um legado dos índios Guaranis e, segundo a lenda, surgiu como um presente dos deuses para uma tribo indígena. No Rio Grande do Sul tornou-se sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho. Durante a pandemia, o chimarrão virou o companheiro de todas as horas e presença garantida em lives e reuniões pela internet. Deixou de circular pelas rodas e grupos e passou a ser uma alternativa individual, mas se manteve muito presente.
Este recente companheirismo na quarentena acrescenta-se aos benefícios do chimarrão, que já foram amplamente constatados em estudos científicos no Brasil e no exterior. Conheça outras constatações sobre as virtudes da erva-mate, em chás, tererê ou chimarrão:
Aporta energia e a concentração
Contém estimulantes como a cafeína, no entanto, em menor quantidade que o café. É rica em diversos micronutrientes, como cálcio, manganês, magnésio, vitaminas A, C, K, do Complexo B e ao menos 15 aminoácidos. Os estimulantes ajudam a manter a concentração e a tornar as atividades mais otimizadas, sejam elas físicas ou mentais.
Favorece a digestão
Estudo in vitro feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, constatou que a erva-mate reduz os processos inflamatórios e, inclusive, tem o poder de combater o câncer. Isso ocorre porque o mate possui uma grande concentração de ácidos cafeoilquínicos (ACQ), uma substância capaz de induzir a autodestruição das células cancerígenas por meio da danificação de seu DNA.
Regula o colesterol
A erva-mate tem o poder de diminuir a concentração sanguínea de colesterol ruim (LDL) em sujeitos saudáveis. A constatação da pesquisa foi publicada no Journal of Agricultural Food and Chemestry.
É diurética e ajuda a emagrecer
Estudo publicado na revista Nutrition and Metabolism mostrou que as bebidas que levam erva-mate colaboram para melhorar a performance esportiva e ajudar a perder peso.
Retarda o envelhecimento
Pesquisas do Instituto Pasteur revelam que a planta contém mais antioxidantes que o Chá Verde, 196 contra 144 compostos. Previne e desacelera o envelhecimento precoce.