Família
19/08/2020 08h00
Cuidados com os idosos no inverno
Saiba proteger e prevenir doenças, aumentando o conforto nos dias de baixas temperaturas.
Por Nosso Bem Estar
.jpg?1597702483)
Cuidados com os idosos no inverno
Com as baixas temperaturas, que se estendem até setembro, a atenção com as pessoas de mais idade deve ser redobrada. Afinal, elas sofrem mais com o frio e têm mais riscos de terem complicações como hipotermia, doenças respiratórias, queimadura na pele, infecções, surgimento ou agravamento de doenças crônicas, etc.
A hipotermia, ou seja, quando a temperatura corporal fica abaixo de 35°C, é recorrente entre os idosos e merece atenção e cuidados especiais. Para saber se a pessoa está hipotérmica, verifique se há cansaço extremo, fraqueza e tremores de frio. Em casos graves ocorrem tremores intensos, associados à dificuldade de fala, inconsciência e estado de choque.
Para tratar a hipotermia em primeira instância, é importante tirar o idoso do ambiente frio e livrá-lo de roupas úmidas ou molhadas, se for o caso. Em seguida, é recomendável oferecer algo quente para beber, de preferência chá (sem bebidas alcoólicas), além de envolver a pessoa em mantas e agasalhos. Converse, para que o idoso não durma, até que a emergência chegue para atendê-lo.
Como cuidar de idosos no inverno
A precaução sempre foi o melhor remédio. Então, recomenda-se seguir alguns cuidados para manter o conforto dos idosos nos dias mais frios, aumentando o bem-estar e mantendo a saúde deles:
Roupas - Atente para que as pessoas de mais idade estejam sempre bem agasalhadas, com roupas confortáveis e quentes, incluindo touca, luvas, cachecol, etc., especialmente quando forem sair de casa.
Refeições - Ofereça, nas refeições principais e nos lanches, bebidas quentes e alimentos apropriados para a estação, como chás, chocolate quente, sopas e caldos. Evite oferecer alimentos requentados.
Banho - Os banhos não devem ser demorados, e a temperatura da água deve ser adequada para evitar que cause queimaduras. Mantenha o ambiente do banheiro previamente aquecido com estufa.
Hidratação - Após o banho e durante o dia, a pele deve ser hidratada com produtos específicos para cada tipo, evitando que se torne ressecada e ainda mais frágil;
Cama - Os melhores cobertores para proteção dos idosos no inverno são aqueles que retêm o calor corporal durante o sono, para que o declínio da temperatura não faça as pessoas sofrerem com o frio. Se usar lençol elétrico, atente para desligar antes do idoso deitar na cama.
Atividade física - Para não haver sedentarismo por conta das baixas temperaturas, recomenda-se que haja passeios e caminhadas em locais fechados. Com a necessidade de isolamento, devido à pandemia, é importante manter as caminhadas, ainda que dentro de casa, praticar esteira ou bicicleta. Solicite orientações a um educador físico. Informe-se sobre sessões de fisioterapia em casa ou yoga dirigida para idosos em formato on line.
Vitaminas - Como nos dias mais frios há menos períodos ensolarados, com predomínio de baixas temperaturas e vento, é importante repor a vitamina D do organismo dos idosos, já que ela é produzida a partir de exposição solar.
Aquecimento – Mantenha o ambiente da casa aquecido, especialmente o local onde o idoso passa mais tempo. Se você tiver lareira em casa, o equipamento pode ser utilizado para aumentar a temperatura do ambiente e aquecer os idosos no inverno. Contudo, é preciso manter o idoso em distância adequada e segura da lareira para evitar acidentes. Em caso de fumaça, retire o idoso do ambiente, abra as janelas e ventile para evitar a contaminação por monóxido de carbono.
Ventilação – Procure ventilar o ambiente diariamente. Para isso abra a janela de cada peça e feche a porta para não esfriar a casa inteira. Uma hora por dia é o suficiente.
Visitas – Importantes para a saúde emocional do idoso. Em função da pandemia, é fundamental que os visitantes também estejam cumprindo um perfeito isolamento pessoal. Mas os familiares podem “visitar” os idosos através das redes sociais. Um simples telefonema pode mudar o dia de um idoso.