Família
30/01/2020 07h00
Volta às aulas
Como estabelecer uma rotina de estudos com os filhos
Por Nosso Bem Estar

Volta às aulas!
Com a proximidade do período de volta às aulas, muitas pessoas começam a pensar sobre a rotina de estudo dos filhos. Afinal, essa época costuma trazer uma dose de friozinho na barriga, já que, depois de um tempo de (merecido) descanso e folga dos compromissos, a família precisa encarar uma agenda cheia de atividades e horários rigorosos.
Além disso, para que tudo funcione em sintonia, os preparativos merecem um cuidado especial. Desde o uniforme, até o material escolar e a definição de regras e horários.
Por mais difícil que seja trocar o tempo extra de sono e de brincadeiras pelos estudos, essa adaptação a uma rotina bem definida é algo que seus filhos levarão para toda a vida.
A boa notícia é que é possível passar por esse processo de um jeito descomplicado e eficaz! Quer algumas dicas para isso? Então, continue a leitura e veja as sugestões que separamos!
Qual é o papel dos pais na rotina de estudos dos filhos?
É importante lembrar de que os pais não devem limitar o interesse pela vida escolar dos filhos ao período de volta às aulas: estimular o desenvolvimento e a vontade de aprender devem ser hábitos durante o ano inteiro.
Nesse contexto, é preciso demonstrar disponibilidade para acompanhar a rotina dos filhos, questionar a respeito das novidades, ajudar nas lições e adotar todas as ações necessárias para ficar por dentro da vida de estudante deles.
Ao exercer esse papel, os pais demonstram seu apoio e ajudam na motivação dos filhos e incentivam o interesse nos estudos.
Como estabelecer uma rotina de estudos com os filhos no período de volta às aulas?
Como vimos, o apoio dos pais é fundamental para que os filhos se sintam confortáveis para voltar à escola. Existem algumas formas de tornar esse processo mais tranquilo e natural. Conheça algumas ações que ajudarão a prepará-los para esse novo ciclo de aprendizagem:
1. Reveja alguns pontos antes que as férias acabem
A primeira coisa a fazer no período de volta às aulas é sentar com os filhos e conversar a respeito de alguns pontos-chave que influenciam na rotina de estudos.
Ressalte a importância de respeitar o horário de descanso, estabeleça o período de lazer, reveja o material escolar e os uniformes. Esses cuidados ajudam a ter organização e a evitar correrias de última hora.
2. Elabore um plano de estudos
Estudar na véspera das avaliações ou fazer as atividades às pressas tornam o processo de aprendizagem mais estressante e menos produtivo. É interessante aproveitar o momento da volta às aulas para planejar o ano letivo junto com seu filho.
Nesse sentido, montar uma tabela semelhante ao horário escolar e estabelecer quais disciplinas serão revistas em casa pode facilitar o processo. Procure acompanhar a matéria que é dada em sala de aula e os prazos das tarefas.
3. Preste atenção à rotina de estudos dos filhos
Alguns detalhes fazem toda a diferença no processo de aprendizagem. Estabeleça um lugar destinado aos estudos, livre do excesso de barulhos e estímulos, como rádios, TV e celulares.
Estabeleça que a lição de casa seja feita no mesmo dia, aproveitando o conteúdo “fresco” na mente. Complemente os conteúdos vistos em aula com reportagens, vídeos, artigos, desenhos, etc., que ajudem na fixação da matéria e a estimular o interesse da criança pelo tema.
4. Acompanhe seus filhos
Demonstrar o quanto você valoriza seus filhos e participar ativamente do processo de aprendizagem são algumas ações que têm grande importância no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Por isso, aproveite o período de volta às aulas para se envolver mais nas atividades escolares. Você pode fazer isso lendo com os filhos, instigando a imaginação, propondo atividades lúdicas ou questionando os conteúdos abordados.
Além disso, verificar a agenda e manter um contato próximo com os professores são estratégias que reduzem a distância entre a casa e a escola e tornam a aprendizagem mais rica e completa.
Essas são algumas dicas para estabelecer uma rotina de estudos com os filhos. Esperamos que elas ajudem no período de volta às aulas! E você, tem outras sugestões ou exemplos de ações para tornar essa época mais proveitosa? Escreva pra gente!