Cartão NBE

17/04/2019 08h00

Líquidos na Refeição

Importante saber: líquidos nas refeições proporcionam uma silhueta de garrafa, sem cintura.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome %281%29 %281%29

Líquidos nas refeições proporcionam uma silhueta de garrafa, sem cintura.

Você vai almoçar e/ou jantar e pede uma cerveja para acompanhar, ou um refrigerante, ou mesmo um prosaico copo d’água. E isto vai se tornando um hábito. E mais, a quantidade de líquidos na refeição vai aumentando. Você fica preocupado/a, afinal, a ingestão de líquidos durante as refeições aumenta rapidamente o volume do estômago ou não?

A resposta é sim. O estômago aumenta, mas não a barriga, a curto prazo, é o que afirma Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. A médio e a longo prazo, o hábito de ingerir líquidos durante as refeições pode fazer com que a pessoa ganhe peso. Nesse caso, então, o acúmulo de gordura pode se transformar em barriga. Esse risco existe porque, com o seu volume ampliado, o estômago precisa de quantidades cada vez maiores de alimento para gerar o reflexo de satisfação - mecanismo pelo qual o estômago informa ao cérebro que a ingestão de alimentos foi suficiente. “A pessoa precisa de mais comida para se sentir satisfeita, o que acarreta ganho de peso em geral e o consequente aumento da barriga”, diz o médico Baboghluian.

Outros especialistas afirmam que os líquidos diluem os ácidos estomacais, dificultando a digestão, o que provoca sensação de fome e acumulação de gorduras e nutrientes acima do necessário. Ou seja, você engorda.

Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.

O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições.

Em que momento devo ingerir líquidos?

Você pode --e deve -- consumir líquidos ao longo do dia para se manter bem hidratado. Só procure diminuir bem a quantidade meia hora antes e nas duas horas depois das refeições. Nesses horários, evite especialmente os refrigerantes, que contêm gases que estufam o abdômen e atrapalham ainda mais os mecanismos da digestão.

Pense nisso antes de pedir aquele balde de líquidos para tomar enquanto come. Hábitos podem ser mudados!

 

X