Saúde Integral
08/02/2018 06h30
Massagem é tudo de bom!
A massoterapia é maravilhosa! Ela traz relaxamento, alívio do estresse e das dores, eliminação de toxinas, entre outros benefícios.
Por Nosso Bem Estar

Na massoterapia existe uma infinidade de métodos, com as mais diversas funções e necessidades.
As massagens existem desde os primórdios da civilização. Sua função de relaxamento muscular, alívio das tensões e tantos outros benefícios para a saúde e estética sempre foram muito valorizados.
Existe uma infinidade de métodos, com as mais diversas funções e necessidades. A massoterapia é um conjunto de toques feitos pelas mãos e outras partes do corpo, além de utilizar aparelhos sobre determinadas regiões.
Ela é indicada, especialmente, para as pessoas que desejam aliviar suas dores e diminuir o estresse e a tensão. O principal fator que diferencia a massoterapia da massagem comum é que ela é feita por especialistas qualificados, que normalmente fazem uma entrevista com cada paciente, para decidir a abordagem a ser utilizada.
A massoterapia também é bastante utilizada para tratar problemas pontuais e sua eficácia é bem alta na maioria dos casos, em função da sequência de movimentos e técnicas aplicadas. Durante a massagem são exercidas, sobre o corpo, pressões específicas para propiciar o relaxamento e alívio das tensões cotidianas. Além disso, a técnica melhora a circulação do sangue e das substâncias linfáticas, a oxigenação dos tecidos orgânicos e o resgate das energias perdidas.
A massoterapia permite que o paciente perceba melhor a respiração e, por isso, tenha maior contato com o seu próprio corpo, proporcionando uma maior consciência e equilíbrio para a vida.
Essa técnica também pode ajudar a corrigir algumas deficiências físicas, como artrite e artrose, além de problemas estéticos (gordura localizada e celulite), fadiga muscular e traumatismos. Os benefícios da massoterapia atuam na parte emocional e psicológica, e também nos fisiológicos e curativos.
Alguns tipos
Relaxante: essa massoterapia é feita em todo o corpo com movimentos suaves e leves. Tem como objetivo promover o relaxamento muscular, proporcionando a sensação de descanso e conforto. Essa técnica combate a falta de concentração e a irritabilidade, melhora a circulação do sangue e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.
Desportiva: essa técnica é indicada para os praticantes de esportes e visa relaxar os músculos e prevenir lesões, além de recuperar a musculatura. A massagem do tipo desportiva ajuda a recuperar o vigor físico e melhorar a oxigenação das células e a circulação sanguínea. Os seus efeitos são fisiológicos, aumentando a performance física e mecânica, reduzindo a fadiga e produzindo mais serenidade na mente.
Shiatsu: essa técnica foi desenvolvida no Japão e tem como função equilibrar os canais de energia do corpo, trazendo consigo um profundo bem-estar para o paciente. Ela ajuda a combater a insônia e ansiedade, aliviar dores nas costas ou articulações, melhorar o sistema circulatório, e trabalhar a postura. A massagem é desenvolvida, juntamente, com a pressão do terapeuta sobre os locais específicos, que conseguem atuar no fluxo de energia e assim, equilibrá-la.
Ayurvédica: esse tipo da massoterapia foi desenvolvido na índia e visa a liberação de toxinas nocivas presentes nos músculos e tecidos, trabalhando as cadeias musculares e articulações. A massagem é feita com toques, variando de suaves a profundos, com as mãos, pés e cotovelos do massoterapeuta. A técnica também apresenta efeitos antidepressivos e favorece o realinhamento postural, fortalecendo o sistema imunológico e aliviando as tensões. Essa massagem é ideal para quem sofre de estresse ou depressão.
Agora que você já sabe mais sobre a massoterapia, procure um massoterapeuta na sua cidade e aproveite!