Planeta
02/11/2017 06h30
Plástico no microondas não!
Veja por que não se deve esquentar alimentos em potes de plástico no microondas
Por Nosso Bem Estar

Plástico no microondas... perigo invisível
Você leva marmita para o trabalho e aquece o pote de plástico no microondas? Em casa, requenta as sobras nos recipientes de plástico onde foram guardados? Veja por que essa prática deve ser evitada, já que ela não é nada saudável.
Risco real
Você já deve ter ouvido falar sobre não ser recomendável esquentar alimentos em potes de plástico no microondas. Isso não é boato, o risco é real. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) emitiu um alerta sobre esse hábito já em 2013.
No texto, o órgão do Governo fala sobre uma substância com potencial cancerígeno, a dioxina. Além de seu potencial tóxico, ela é carcinogênica. Então, quando se esquenta alimentos em potes de plástico, a substância presente no recipiente é liberada, aumentando os riscos de câncer.
Saiba mais sobre a dioxina
Essa substância liberada quando se aquece plástico no microondas não possui cor ou cheiro. Quando se esquentam alimentos nesse forno, em potes que contenham a substância, ela é liberada e nós a ingerimos juntamente com a comida, sem perceber.
Qualquer material feito de plástico pode conter dioxina, não somente os recipientes para acondicionar alimentos. Por exemplo: garrafas pet e brinquedos. Contudo, ela só é liberada em aquecimento, isso não acontece nas condições normais de temperatura.
E pior: não se sabe quanto de dioxina um pote plástico possui. Então, podem-se ingerir grandes quantidades de uma vez, aumentando a ingestão de uma substância tóxica e que pode gerar câncer.
Como você deve proceder
O ideal é que você substitua todos os seus potes de plástico por recipientes de vidro, próprios para suportar o calor do forno e que não liberam substâncias tóxicas quando são manuseados.
É fato que potes de vidro possuem valor consideravelmente mais alto do que recipientes de plástico, mas estamos falando da sua saúde e de sua família. E você não precisa fazer a substituição total, faça aos poucos, comprando um ou dois recipientes de vidro por mês.
Faça primeiro a troca dos potes que serão levados ao microondas, deixando os de plástico para alimentos que não serão aquecidos nesse forno. E tenha o cuidado de não manuseá-los embaixo da torneira de água quente, até fazer todo o jogo de potes de vidro.
E mais: você não precisa jogar fora os potes de plástico. Eles servem muito bem para guardar produtos de limpeza e objetos variados, servindo como caixas organizadoras.
Mas será mesmo necessária a troca?
Veja bem: a dioxina se acumula no tecido gorduroso, sendo tóxica e com potencial carcinogênico mesmo em baixas doses. Ela possui efeito cumulativo e residual em longo prazo.
Quando se esquentam alimentos em pote plástico no microondas, não somente a dioxina é liberada. Podem ser ingeridas outras substâncias tóxicas, que certamente passarão para a comida, como bisfenol A (conhecido pela sigla BPA) e ftalatos. O primeiro interfere na produção de hormônios e o segundo também possui potencial cancerígeno.
Se você não quiser ou não puder fazer a troca, nem mesmo a gradual, por recipientes de vidro, coloque a comida em um prato antes de levá-la para esquentar no microondas e jamais lave o recipiente em água aquecida, nem mesmo morna, somente fria.
São cuidados que refletirão diretamente na sua saúde e da sua família. Portanto, vale a pena seguir as recomendações.